Família e Casa
aleitamento materno
Home / Maternidade / A importância do aleitamento materno: vantagens e beneficios

A importância do aleitamento materno: vantagens e beneficios

O aleitamento materno tem múltiplos benefícios para o bebé e para a mãe. A informação exata e o apoio contínuo estão a encorajar cada vez mais as famílias a tomarem a decisão de amamentar exclusivamente o seu bebé durante os primeiros seis meses. Contamos tudo sobre a amamentação e como combiná-la com o trabalho.

banner-bebe-criança

A importância do aleitamento materno de acordo com a OMS 

Os principais componentes do leite são: água, proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas e minerais. Por essa razão, o leite materno é o melhor e único alimento que uma mãe pode oferecer ao seu bebé desde a primeira hora de vida até os seis meses, exclusivamente.

Aos seis meses a alimentação complementar começa. No entanto, a amamentação continua a ser uma importante fonte de energia, nutrientes e apego até aos 24 meses, ou até a mãe e/ou o bebé decidirem.

De facto, “o leite materno satisfaz metade ou mais das necessidades energéticas de uma criança até aos 12 meses, e um terço da energia de uma criança até aos 2 anos”, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS)

Vantagens do aleitamento materno

Algumas das vantagens pelas quais o aleitamento materno é aconselhado incluem:

  • Iniciar a amamentação na primeira hora de vida protege o recém-nascido contra infecções e reduz a mortalidade neonatal.
  • Fornece os nutrientes necessários em qualidade e quantidade para um crescimento e desenvolvimento adequados.
  • É facilmente digerido e absorvido.
  • Contém um aminoácido (L-triptofano) que promove o sono, e a sucção do peito é relaxante e ajuda o bebé a dormir.
  • Promove o desenvolvimento sensorial e cognitivo.
  • Protege contra doenças infecciosas e crónicas, comuns na infância, tais como diarreia ou pneumonia, e ajuda a recuperar mais rapidamente, se necessário.
  • Adolescentes e adultos amamentados quando crianças têm menos probabilidades de terem excesso de peso ou serem obesos.
  • A amamentação não é apenas alimento, mas também abrigo, proteção, calor e alívio da dor.
  • Estabelece e reforça a ligação entre mãe e filho, uma experiência única.
  • Está sempre pronto e à temperatura ideal.
  • Protege a saúde, reduzindo o risco de cancro dos ovários e da mama, diabetes tipo 2 e depressão pós-parto, segundo a OMS.
  • Ajuda a espaçar as gravidezes. O aleitamento materno exclusivo funciona como um método natural de controlo da natalidade (98% de proteção durante os primeiros seis meses de vida). Conforme os dados da OMS.

Como combinar o aleitamento materno e o trabalho

Como já dissemos, os especialistas recomendam a amamentação exclusiva para os primeiros seis meses de vida. Depois disso, recomenda-se que o leite materno seja acompanhado por alimentos sólidos.  É, portanto, mais do que provável que ainda esteja a amamentar o seu bebé quando chegar a altura de voltar ao trabalho. Como combinar os dois?

  1. Nós não somos super-heróis. Temos que ter claro isso desde o primeiro dia, pois caso contrário o nível de stress e a angústia de não ser capaz de ter o seu melhor desempenho em tudo terá o seu preço.
  2. Mesmo que seja difícil e não queiramos pensar em voltar ao trabalho, é uma boa ideia prepararmo-nos com antecedência. Não precisamos de o fazer com muito tempo de antecedência, mas precisamos de ser claros, pelo menos alguns dias antes, sobre como nos vamos organizar. O aleitamento materno e o regresso ao trabalho, tornam-se a arte de combinar horários!
  3. Para as mães mais privilegiadas, podem optar por deixar os seus bebés em infantários próximos e amamentá-los durante as pausas do trabalho legalmente existentes.
  4. A opção mais comum é a de extrair o leite materno e armazená-lo para que o cuidador da criança possa providenciá-lo quando for necessário.
  5. Algumas empresas mais conscienciosas foram mais longe na necessidade de reconciliação familiar e permitem uma certa flexibilidade de horários de trabalho em casos de amamentação.
  6. Pode combinar a amamentação com o biberão durante os primeiros meses, para poder amamentar o seu bebé nas horas que melhor lhe convier. O resto da alimentação seria leite de fórmula.

Analise os beneficios do aleitamento materno e depois tome decisões

Seja qual for a opção escolhida, é importante planear. Desta forma, pode informar-se sobre as estruturas de acolhimento de crianças nas proximidades, contratar a ajuda de que necessita ou informar o seu empregador do que vai fazer.

Tendo em mente os benefícios do aleitamento materno para toda a família, seguir os conselhos acima referidos e confiar no poder do corpo de uma mulher aumentará as possibilidades de continuação bem sucedida do aleitamento materno.

Não é fácil separar-se de um bebé tão pequeno que ainda precisa tanto de nós. Também não é fácil bombear no trabalho e não é fácil tomar a decisão de não bombear. Mas fazemos sempre o melhor que podemos e tendo os nossos filhos em mente: anime-se, está a ir muito bem!

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment