Índice de conteúdos
Se está prestes a dar à luz o seu primeiro filho, está provavelmente sobrecarregada com perguntas, medos e simplesmente sem saber o que esperar. Muitos novos pais descobrem que as aulas de preparação para o parto podem realmente ajudar a aliviar as suas preocupações e responder a muitas perguntas.
Alguns exercícios podem ajudar a preparar-se para o parto. Aqui estão as melhores técnicas e dicas para se preparar para a chegada do seu bebé.
Qual é o aspecto de um curso de preparação para o parto?
Estas aulas cobrem todo o tipo de tópicos relacionados com o parto, incluindo técnicas respiratórias, gestão da dor, parto vaginal e cesariana. Podem ajudá-la a preparar-se para muitos aspectos do parto, tais como as mudanças envolvidas na gravidez, no trabalho de parto e no parto, e na parentalidade assim que o seu filho nasça.
Em geral, os novos pais assistem às aulas de parto durante o terceiro trimestre de gravidez, quando a mãe está grávida de cerca de sete meses. Mas há muitos tipos de aulas que começam antes e depois disso.
Um curso de preparação para o parto pode proporcionar-lhe um espaço para fazer muitas perguntas e ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre questões-chave relacionadas com o nascimento do seu bebé. Algumas das informações que se podem encontrar nas aulas de parto incluem:
- como se está a desenvolver o seu bebé
- desenvolvimento saudável durante a sua gravidez
- como tornar a sua gravidez, trabalho de parto e parto mais agradáveis
- técnicas de respiração e relaxamento
- como saber quando se está em trabalho de parto
- opções para o alívio da dor durante o parto
- o que esperar durante o parto e o nascimento
- o papel do acompanhante ou parceiro que o ajudará no trabalho
Tal como a mãe, o pai também pode usar a oportunidade de saber o que esperar quando a mãe entra em trabalho de parto e como ajudar durante o processo de parto. Algumas aulas têm uma sessão apenas para os pais, onde os homens podem discutir as suas próprias preocupações sobre a gravidez e o parto.
Exercícios de preparação para o parto
Após o fim do primeiro trimestre de gravidez (período em que se pode fazer exercícios suaves como caminhar, nadar, alongar, dançar, etc., mas não se deve iniciar qualquer nova atividade), pode começar a qualquer momento. O primeiro trimestre é o período mais delicado e o que apresenta maior risco de complicações ou aborto, razão pela qual é importante seguir as instruções dos especialistas.
É também importante ter em conta a nossa condição física e atividade física antes da gravidez. Se não fizéssemos exercício antes da gravidez, deveríamos começar com exercícios simples e suaves para preparar o corpo e aumentar gradualmente a intensidade. Devemos sempre assegurar que os exercícios não causem dor, cansaço excessivo ou “falta de ar”. Por outro lado, se estiver habituado a exercício intenso, é aconselhável abrandar o ritmo e não praticar desportos arriscados.
O objectivo dos exercícios pré-natais é melhorar o estado físico e mental em geral por meio de exercícios prescritos, para prevenir ou evitar quaisquer possíveis complicações ou sequelas durante o parto através de massagem perineal (flexibilização do períneo), exercícios respiratórios (empurrar), técnicas de relaxamento, controlo postural e atividade física.
Mas há também muitos outros benefícios em fazer exercícios pré-natais durante a gravidez:
- Prevenir possíveis complicações e doenças associadas à gravidez (varizes, edemas, dor ciática ou muscular).
- Evitar possíveis problemas no parto, tais como lágrimas ou episiotomias.
- Reconhecer o momento do nascimento.
Existem muitos tipos de exercícios pré-natais, mas geralmente os mais realizados nas aulas pré-natais são os mais comuns:
- Exercícios para reforçar o pavimento pélvico e o períneo. Uma das principais recomendações para as mulheres grávidas é reforçar o pavimento pélvico. Os músculos do pavimento pélvico estão envolvidos no parto, pelo que o seu fortalecimento melhora o estado da mulher grávida e a sua condição para dar à luz.
- Alongamentos e massagens suaves para ajudar a prevenir e evitar dores gestacionais.
- Relaxamento da cintura pélvica e escapular.
- Reforço e mobilidade dos membros inferiores, para evitar problemas circulatórios.
- Técnicas de relaxamento e controlo da respiração.
- Posturas que proporcionam o maior conforto e comodidade para a grávida.
O que preparar antes do parto?
Embora tenhamos tendência para deixar tudo para o fim, é importante não deixar a sua mala do hospital para fazer no último dia. Tenha em mente que vai precisar dela em qualquer altura, especialmente quando já estiver no seu último trimestre. Portanto, aconselhamos que comece a fazer a sua mala de maternidade no final do segundo trimestre.
Mas o que se deve levar para o parto? Terá de preparar dois sacos, um para si e outro para o recém-nascido com tudo o que precisar durante os primeiros dias após o nascimento. Alguns elementos essenciais:
- Documentação e testes médicos
- Camisa de noite e chinelos confortáveis: não são recomendados pijamas de duas peças. Durante o período pós-parto é fácil manchar a sua camisa de noite frequentemente, por isso é melhor levar várias na sua mala.
- Roupão: Será muito útil porque nos hospitais ou clínicas a temperatura nem sempre pode ser regulada ao nosso termóstato corporal e, quando se veste apenas uma camisa de noite, pode por vezes sentir-se desconfortável devido ao frio. É também útil para que se possa sentir mais confortável caso tenha visitas.
- Roupa interior especial: é importante que a roupa interior seja muito confortável. Portanto, deve usar sutiãs de amamentação se esta for a sua ideia de alimentar o seu bebé. Cuecas de cintura alta, ou seja, que sobem pela cintura, de modo que se tiver tido uma cesariana, a costura não fica na cicatriz.
- Pensos de algodão ou fraldas próprias: regra geral, as compressas a serem utilizadas neste momento são fornecidas pelo hospital. São feitos de algodão, para que não danifiquem os pontos no períneo. Como são muito mais respiráveis, não acumulam humidade e reduzem o risco de maceração dos pontos de episiotomia (se tiver uma episiotomia).
- Recomenda-se que leve consigo todos os seus produtos de higiene pessoal, dado que algumas clínicas podem fornecê-los, mas na maioria das vezes não o fazem.
- Bálsamo labial (vai precisar dele durante o período de dilatação)
- Roupa confortável para quando sair da maternidade.
Para o bebé:
- 2 Babygrow;
- 2 pares de luvas;
- 2 pares de meias;
- 2 gorros
- 2 casacos
- 2 fraldas de tecido.
Coloque ainda na mala do bebé:
- 1 manta de algodão
- 1 cobertor (caso sejam dias frios)
- 2 Toalhas de banho com forro mais fino e delicado (toalhas fralda)
- Compressas
- 1 Pacote de fraldas para recém-nascido
Add comment