Família e Casa
relacionamiento-toxico-casal
Home / Famílias / Relacionamento tóxico: quais os sinais para o identificar

Relacionamento tóxico: quais os sinais para o identificar

Hoje em dia muito se fala em relacionamento tóxico e como devemos estar atentos aos seus sinais, de modo a colocarmos fim a esta relação tão breve quanto possível.

banner-familia-inquieta
banner-lifestyle

No entanto, ainda assim muitas pessoas ainda vivem relacionamentos tóxicos e nem sequer se dão conta disto. Afinal, não existe apenas a relação tóxica de casal, pode-se viver num relacionamento pouco saudável com amigos, familiares, colegas de trabalho…

Neste artigo explicamos o que é o relacionamento tóxico, como identificar sinais de um relacionamento tóxico e, por fim, como terminar um relacionamento tóxico. Já adiantamos que não é tarefa fácil, mas que faz muito bem à saúde mental de quem toma a iniciativa.

Continue a leitura!

Relação tóxica: o que é e quais são os seus sinais?

Muitos se perguntam o que é um relacionamento tóxico, ou uma relação tóxica, e a partir de que momento é que uma relação passa a tornar-se tóxica.

Naturalmente, não existe uma definição única sobre isto. Por norma, dizemos que um relacionamento tóxico ocorre quando existe o desejo de um dos parceiros de controlar o outro. Este desejo começa a evidenciar-se aos poucos até chegar ao ponto em que os sinais da relação tóxica ficam evidentes.

Apresentamos abaixo alguns sinais de um relacionamento tóxico. E lembramos que uma relação não precisa de acumular todos estes sinais para ser considerada tóxica.

  • O parceiro acumula as frustrações até deixar tudo transformar-se numa bola de neve;
  • Existe uma crítica contundente e exagerada sobre os defeitos do outro;
  • Energia negativa na presença do parceiro, que o deixa ansioso e atrapalhado;
  • Não consegue ser autêntico quando está com o outro, renunciando às suas escolhas em prol das dele;
  • As discussões estão focadas em quem vai ganhar em vez de resolver o conflito;
  • Presencia crises de ciúme com muita frequência, a pretexto de serem motivadas por proteção e amor;
  • Não há apoio nas escolhas de vida ou metas, ouvindo-se com frequência críticas exageradas;
  • Tudo é culpa de um dos parceiros, enquanto o outro é incapaz de pedir desculpas caso perceba que o seu comportamento está errado;
  • Ameaças frequentes de término do relacionamento, sobretudo quando sabe que o outro parceiro irá implorar pelo contrário;
  • Num relacionamento tóxico existe muita dependência, seja esta financeira, emocional ou física. O parceiro detesta perder o controlo, fazendo com que a outra pessoa se sinta incapaz de realizar os seus planos.

Tipos de relações tóxicas

É sempre bom lembrar que os relacionamentos tóxicos não se restringem apenas ao amor tóxico ou namoro tóxico. Pelo contrário!

Existem relacionamentos entre familiares que são igualmente tóxicos, sejam estes de pai ou mãe para com os filhos, relações entre irmãos ou primos, entre outras possibilidades. Há também amizades tóxicas e até mesmo relações de trabalho tóxicas com colegas e chefes.

Ou seja, existem diferentes tipos de relacionamentos tóxicos e nem sempre os comportamentos negativos partem de apenas um dos lados. Convém aprender a ler os sinais que nós mesmos damos e os que recebemos para perceber quando é a altura de sair de um relacionamento tóxico.

Como sair de um relacionamento tóxico

Uma vez identificados os sinais, queremos saber como sair de um relacionamento tóxico. Naturalmente, a resposta não é simples. Isto porque muitas vezes as pessoas envolvidas na relação negam que esta seja tóxica e não se conseguem ver fora deste ciclo vicioso.

Portanto, se quer saber como superar um relacionamento tóxico, o mais importante é saber reconhecer que está a viver um. Quando aceitamos isto podemos começar a pedir ajuda, seja esta de um psicólogo ou de pessoas em quem confiamos.

E uma vez tomada a sua decisão, seja resiliente e não volte atrás. Isto é fundamental para definir limites e mostrar à pessoa com quem se relacionava de maneira tóxica que já não está disposto a aceitar ser tratado da mesma maneira.

Envie este artigo para aquela pessoa que precisa de saber disto. E, já sabe, para mais dicas sobre relações e temas familiares, continue a acompanhar o nosso blog!

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment