Índice de conteúdos
Quais são as principais causas da queda de cabelo na gravidez? Explicamos quais são e como parar a queda de cabelo durante este período.
Por que há queda de cabelo pós-parto?
Se estiver a pensar nas causas da queda de cabelo após o parto, a primeira coisa a saber é que o problema começa com a gravidez. Normalmente durante a gravidez, especialmente a partir do segundo trimestre, notamos que o nosso cabelo é mais forte, mais grosso, mais bonito e até nos dá a impressão de que temos mais dele e que não cai. Tudo isto se deve ao efeito das hormonas da gravidez, principalmente a progesterona, a hormona responsável por manter a gravidez e possibilitar atingir o fim da gravidez.
O aumento do estrogénio que ocorre no corpo durante a gravidez, com o aumento do fluxo sanguíneo, retarda a taxa normal de queda de cabelo. Contudo, uma vez que se dá à luz o bebé, estes níveis hormonais diminuem, causando uma súbita e significativa queda de cabelo. Todo o cabelo que não perdemos durante os nove meses de boa esperança, perdemos tudo de uma só vez depois.
A queda de cabelo após o parto começa geralmente de 2 a 4 meses após o parto. Geralmente, o cabelo é restaurado naturalmente entre seis e doze meses mais tarde. Sem drama, esta é a forma do seu corpo restabelecer os seus padrões de crescimento capilar para voltar ao normal. É desconfortável, mas normal e necessário.
O aleitamento materno piora a queda de cabelo?
Muitas mães notam que perdem mais cabelo durante o período de aleitamento, e relacionam isto com o facto de estarem a amamentar, muitas delas argumentam que a perda de cabelo se deve à falta de nutrientes no corpo devido ao aleitamento materno. Mas, segundo os especialistas, isto não é o caso, acontece com quem amamenta e quem não amamenta, pois é algo que tem a ver com gravidez e pós-parto, e o aleitamento materno não interfere neste processo.
A explicação é muito mais simples do que parece: o ciclo de vida de um cabelo é assim: todos os dias perdemos cabelo e estes são substituídos por outros, é um ciclo natural: crescimento, repouso e queda.
Como dissemos, a queda de cabelo pós-parto começa normalmente cerca de três meses após o nascimento. A quantidade de tempo entre o parto e o início da queda corresponde à duração da fase de repouso do crescimento do cabelo (entre 1 e 6 meses, com uma média de três meses). A perda de cabelo pode parecer mais extrema se o seu cabelo cresceu muito mais tempo do que o normal durante a gravidez, ou se tiver cabelo comprido. A maioria das mulheres voltará ao seu ciclo normal de crescimento capilar dentro de 6 a 12 meses após o nascimento.
Dicas sobre como evitar a queda de cabelo pós-parto
Agora que conhece as causas da queda de cabelo pós-parto, pode concentrar-se nas soluções. Como processo biológico natural, não pode ser interrompido. Mas não entre em pânico, porque o que pode fazer é seguir algumas dicas para manter o seu cabelo saudável e prevenir danos enquanto se reabastece a si próprio:
- A nutrição é muito importante, pois o bolbo capilar é nutrido pelas vitaminas e minerais que recebe através da corrente sanguínea. O que deve fazer é comer uma dieta variada e saudável, não só para fortalecer o seu cabelo, mas também para a sua própria saúde e a do seu bebé.
- Lave o cabelo suavemente, evite secá-lo com ar quente e deixe-o secar mesmo com ar, se puder. É também melhor dar um descanso ao alisador ou ao ferro de frisar.
- O cabelo molhado é muito frágil, por isso, quando precisar de o desenredar após a lavagem, use pentes macios, de dentes largos. Escovar o cabelo suavemente, utilizando uma escova macia com pontas arredondadas.
- Deixar o seu cabelo descansar das tintas durante algum tempo, uma vez que normalmente enfraquecem ainda mais o cabelo.
- Loções estimulantes do crescimento capilar podem ser aplicadas e medicamentos orais, aminoácidos e vitaminas podem ser tomados, mas apenas sob conselho do médico.
Como pode ver, as causas da queda de cabelo pós-parto são um processo comum que se deve ao nosso corpo procurar equilibrar as nossas hormonas. A boa notícia é que esta situação é temporária, portanto, seja paciente: dentro de algumas semanas o seu cabelo voltará à sua taxa de crescimento normal e deixará de cair excessivamente.
No entanto, se notar queda de cabelo excessiva, manchas de queda de cabelo no couro cabeludo, ou se a queda de cabelo durar um ano ou mais, seria aconselhável consultar um especialista.
Add comment