Família e Casa
brincadeiras divertidas
Home / Famílias inquietas / Brincar com a imaginação: jogos divertidos para crianças que estimulam a criatividade

Brincar com a imaginação: jogos divertidos para crianças que estimulam a criatividade

Quer ideias de brincadeiras divertidas para crianças? De facto, desde as brincadeiras para bebés de 7 meses, até às brincadeiras divertidas para jovens, todas são essenciais para o desenvolvimento infanto-juvenil.

banner-familia-inquieta

Através da brincadeira, as crianças exploram o mundo ao seu redor, adquirem habilidades sociais ao interagir com outras crianças, desenvolvem a criatividade e a imaginação e aprimoram as capacidades motoras.

A seguir, vamos sugerir opções de brincadeiras para 2 pessoas, e brincadeiras para 3 pessoas ou mais. Boa leitura!

Brincadeiras para 2 pessoas

Gosta de brincadeiras divertidas e sente que pode regressar à infância nestes momentos? Veja algumas opções de brincadeiras divertidas!

Andar sobre os pés

Esta brincadeira divertida ajuda a desenvolver as habilidades motoras do seu filho.

Diga-lhe para colocar os pés sobre os seus para que, juntos, possam caminhar pela casa. Outra variante: juntos podem imitar animais ou criar formas inusitadas e divertidas de andar!

Perguntas lógicas

Algumas perguntas formam brincadeiras divertidas porque podem desafiar o raciocínio lógico! Além disso, não precisam de qualquer material, além de muita criatividade e atenção!

  1. Há um grave problema com o relógio da torre da aldeia: por um motivo, o relógio pára um minuto a cada dez minutos. Quanto tempo demora o ponteiro dos minutos a dar uma volta completa ao relógio?
  2. Eu sei que não sabes quem sou, mas nós somos da mesma família: o meu pai é irmão da tua irmã. Consegues adivinhar que parente sou eu: primo, sobrinho, filho, tio ou genro?

Trava línguas

O prato de tigres. Num prato de trigo tragam três tigres. Três tigres tragam num prato de um trago. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato.

O rato e o rei. O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum do rei da Rússia.

Jogo do galo

O tabuleiro de jogo é uma matriz de três linhas por três colunas. Um jogador usa o símbolo de uma cruz (X) e o outro usa o símbolo de um círculo (O).

Cada pessoa joga alternadamente com uma marcação à vez num espaço vazio. O objetivo é colocar 3 símbolos numa linha contínua e já está!

Jogo do berlinde

Este é um jogo muito conhecido dos nossos avós!

Cada jogador lança um berlinde e, quem chegar mais longe, começa. O jogo consiste, basicamente, em enfiar os berlindes nas 3 covas em linha reta.

Ao chegar à última cova, começa-se a fazer o percurso no sentido oposto. Assim os jogadores ganham o direito de tentar acertar nos berlindes dos outros, apoderando-se deles.

Brincadeiras para 3 ou mais pessoas

Cabra cega

Provavelmente já conhece esta brincadeira divertida! Escolhe-se um jogador, venda-se os seus olhos com um lenço para que seja este a cabra cega.

De seguida, este jogador tenta apanhar os outros elementos e descobrir o nome de quem apanhou.

Dança das Cadeiras

Para participar nesta brincadeira, precisa de cadeiras. Exemplo: se forem 5 jogadores, são necessárias 4 cadeiras.

Quando a música começa a tocar, os jogadores correm à volta das cadeiras e, quando a música pára, todos devem sentar-se numa cadeira. A pessoa que não se conseguir sentar sai do jogo.

Corrida de sacos

Nesta brincadeira divertida, os participantes devem correr dentro de um saco grande e o objetivo é percorrer a distância no menor tempo possível!

Macaquinho Chinês

Junto a uma parede e de costas para os restantes participantes, um jogador diz “um, dois, três, macaquinho chinês”. Enquanto isto, os participantes deslocam-se o mais depressa que podem até à parede.

Quando o jogador terminar de dizer a frase, vira-se para os restantes. Quem for apanhado em movimento deve regressar ao ponto de partida. Ganha aquele que chegar primeiro à parede.

Saltar à corda

Para esta brincadeira divertida, deve ter em mãos uma corda grande e colocar um jogador em cada ponta da corda, para a fazer balouçar em movimento circular.

Os restantes jogadores entram na corda, saltando segundo o seu ritmo. Perde aquele que pisar ou enrolar a corda.

 

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment