Índice de conteúdos
Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre o percevejo asiático e a dor de cabeça que este inseto tem causado aos habitantes de França e de outros países. Afinal, em Portugal, este percevejo também está a proliferar-se e a incomodar os habitantes. Mas sabe identificar estes tipos de percevejos?
Sabe como é a aparência do percevejo asiático ou mesmo como exterminá-lo? Neste artigo explicamos tudo o que precisa de saber para se livrar destes percevejos.
O que é a espécie de percevejo asiático?
O percevejo asiático é, como o próprio nome diz, um entre os muitos tipos de percevejos. Mas afinal, o que são os percevejos?
São insetos que pertencem à ordem Hemiptera, que contém mais de 80.000 espécies conhecidas, entre as quais os percevejos, os pulgões e as cigarras são as mais conhecidas.
Nesse sentido, o percevejo asiático pertence à família Pentatomidae e alimenta-se de seiva vegetal. Consequentemente, não oferece perigo para as pessoas ou para os animais, pois não pica, suga sangue ou transmite doenças.
Porque há uma praga?
Se é o tipo de pessoa que está atenta a estes fenómenos, como com a lagarta de pinheiro, é provável que esteja curioso sobre a praga do percevejo asiático. Mas afinal, como aparece o percevejo asiático? De acordo com especialistas, os dados de outros países já apontavam para um aumento exponencial dos percevejos asiáticos dentro de 3 ou 4 anos.
Somado a isto, a altura do ano em que nos encontramos é o momento em que os percevejos asiáticos entram em hibernação.
E porque é que o percevejo asiático é uma praga? Porque não existe nenhum método totalmente eficaz de controlo deste percevejo.
Morfologia: tipos e tamanho
Consegue reconhecer o percevejo asiático? Sabe qual o tamanho do percevejo?
De acordo com os especialistas, este percevejo adulto tem um comprimento médio de cerca de 15 mm e uma largura média de 9 mm.
O corpo do percevejo asiático macho possui uma tonalidade castanha, com pontuações escuras e de tamanhos variados. O seu dorso tem faixas negras e brancas nas laterais, e as suas patas são amarelas e alaranjadas.
Por outro lado, as fêmeas têm a coloração negra e apresentam asas vestigiais ao nível do tórax.
Ambos macho e fêmea, quando adultos, emitem um odor repelente muito forte e desagradável quando são perturbados.
Onde podem ser encontrados?
O percevejo asiático espalhou-se por diversos países europeus, americanos e asiáticos, estando presente atualmente em mais de 22 países.
No dia a dia, estes percevejos podem ser encontrados em locais escuros, como as frestas das janelas e vários barracões. Afinal, como dito anteriormente, nesta altura estão à procura de locais para passar o inverno.
A partir de fevereiro, quando estes insetos saem da hibernação, eles vão pôr ovos nas plantas para iniciar um novo ciclo.
De facto, o percevejo asiático alimenta-se de mais de 300 espécies de plantas, como aquelas encontradas nos jardins de casa, e não possuem predadores naturais.
Como proteger a sua casa do percevejo asiático?
Para se proteger do percevejo asiático, não deve recorrer aos inseticidas. Afinal, ainda não existe nenhuma solução química eficaz para os controlar.
Portanto, a melhor forma de proteger a sua casa deste percevejo é varrê-los ou usar uma bacia com água e detergente.
Outros mecanismos de controlo biológico destes percevejos ainda estão em fase de estudo, mas não há nada comprovadamente eficaz para os combater.
Agora que já sabe como se proteger do percevejo asiático, fique atento aos sinais. E envie este artigo para um amigo que precisa de saber disto!
Add comment