Índice de conteúdos
Atualmente, o domínio da língua inglesa é necessário para que uma pessoa se possa inserir no mercado de trabalho ou acompanhar as novidades nas redes sociais.
Mas se há alguns anos a aprendizagem do inglês estava restrita às escolas e aos cursos presenciais, com os tradicionais livros para aprender inglês em papel, há hoje muitos recursos online e gratuitos que lhe vão ajudar a aprimorar o domínio desta língua.
Falamos dos vídeos do YouTube, das aulas via Zoom, dos perfis nas redes sociais de professores e, claro, dos melhores livros para aprender inglês online.
Afinal, através da leitura é possível aperfeiçoar o vocabulário e a escrita de qualquer idioma, o que lhe trará a confiança de que precisa para conversar com nativos.
Sendo assim, não importa o seu nível de conhecimento de inglês, sugerimos que tenha sempre em mãos (ou no ecrã) alguns livros para aprender inglês sozinho e um dicionário de tradução do inglês para o português, para que possa consultar os termos mais difíceis.
Agora vamos à nossa lista de livros para aprender inglês para todos os níveis de domínio do idioma: iniciantes, intermediários e avançados. A propósito, se é pai ou mãe e quer desenvolver este idioma e incentivar os seus filhos a fazerem o mesmo, está a ir por um bom caminho!
Melhores livros para aprender inglês
Vamos à nossa lista de livros para aprender inglês passando pelos níveis principiantes, intermediários e avançados.
Pode sempre encontrar alguns destes livros gratuitamente na internet ou adquirir as suas versões online para leitura no Kindle e noutras aplicações de leitura online.
Nível principiante
- The Wonderful Wizard of Oz (1900 – L. Frank Baum): este romance americano tornou-se popular ainda na década de 1940, quando foi adaptado para os cinemas com a canção “Somewhere Over the Rainbow”, na doce voz de Judy Garland. É considerado um bom livro para aprender inglês iniciante porque é curto, com uma linguagem simples e uma mensagem profunda. Ideal para as crianças e os adultos sonhadores!
- The Little Prince (1943 – Antoine de Saint-Exupéry): este clássico da literatura infantil é um livro igualmente curto e com lições para a vida. Os diálogos do príncipe com os seus amigos facilitam a perceção da história e a aprendizagem de um vocabulário simples e essencial para o domínio da língua.
Nível intermédio
- Alice’s Adventures in Wonderland (1865 – Lewis Carroll): este romance inglês foi adaptado para os cinemas e tornou-se conhecido como “Alice in Wonderland”. Apesar do seu vocabulário rebuscado, este é considerado um bom livro para aprender inglês intermediário devido à associação com o guião do filme permite-nos contornar as dificuldades tradutivas e compreender a história (mesmo quando não conseguimos traduzir todas as palavras).
- Tresasure Island (1883 – Robert-Louis-Stevenson): é um clássico da literatura, responsável por construir os arquétipos dos piratas presentes na franquia cinematográfica “Piratas das Caraíbas”. Sobretudo para quem gosta de viajar, é uma excelente escolha para expandir o vocabulário da língua inglesa.
Nível avançado
- Pride and Prejudice (1813 – Jane Austen): é considerado um bom livro para aprender inglês sozinho porque é desafiante, com vocabulário e personagens igualmente complexas. A sua história é um retrato da Inglaterra do início do século XIX, com uma profunda crítica à divisão invisível de uma sociedade em castas e à hipocrisia dos ritos sociais. Por se tratar essencialmente de uma crítica ao caráter humano, é uma obra ainda muito atual.
- The Da Vinci Code (2003 – Dan Brown): este mistério é protagonizado pelo inteligente e carismático Professor Robert Langdon. É um livro longo, com passagens por diversas cidades europeias, e que dá a conhecer alguns mistérios da igreja. É, portanto, um livro denso e recomendado para aquelas pessoas que já têm conhecimentos avançados de inglês.
Fizemos esta lista de livros para aprender inglês com base na complexidade das narrativas e na extensão dos livros. Afinal, é natural que um iniciante na aprendizagem da língua inglesa tenha dificuldade em se interessar por uma história longa e com um vocabulário complexo.
No entanto, convém lembrar que cada pessoa tem o seu próprio ritmo de aprendizagem e se, para alguns, um certo livro é para aprender inglês intermediário, para outros este mesmo livro é para aprender inglês iniciante. Na dúvida, desafie-se e veja o quanto é capaz de aprender inglês através da leitura!
E para mais dicas de aprendizagem em família, continue a acompanhar os nossos artigos de blog!
Add comment