?> 5 tradições e festas portuguesas para desfrutar com a família
Família e Casa
tradições e costumes portugueses
Home / Famílias inquietas / Festas e tradições / 5 tradições e festas portuguesas para desfrutar com a família

5 tradições e festas portuguesas para desfrutar com a família

Conhece as tradições portuguesas? Se for uma daquelas pessoas que gosta de aprender sobre os costumes de diferentes regiões do mundo, este artigo pode ser do seu interesse. Desta vez, vamos falar de 5 tradições e costumes portugueses para desfrutar com toda a família.

banner-viagem-festas

Falamos das festas celebradas em Portugal, dos costumes e da história das férias. Tome nota das seguintes informações e mergulhe connosco nas tradições portuguesas!

5 festas e tradições portuguesas para desfrutar com a família

Bicas das madrinhas

Em algumas regiões de Portugal, na manhã do dia 1, madrinhas e padrinhos oferecem aos seus afilhados “bicas” (pão de azeite, não fermentado, espalmado, rectangular). Em outras regiões do país, parentes, amigos e vizinhos dão uns aos outros bolinhos dos santos ou broinhas.

Mesa posta para os defuntos

À meia-noite de 1 de novembro, em Barqueiros, é posta uma mesa com castanhas para os parentes falecidos comerem durante a noite. Posteriormente, esta comida não pode ser tocada porque se diz que fica “babada dos mortos”.

Pão por Deus

Esta tradição portuguesa é certamente a mais conhecida em relação ao Dia de Todos os Santos. É quando crianças de várias regiões do país vão para as ruas em pequenos grupos e vão batendo de porta em porta, pedindo o “Pão por Deus”. Recitam alguns versos e em troca recebem pão, bolos e doces.

Abóboras esculpidas

Na aldeia de Vila Nova de Monsarros, as crianças faziam os “santórios”, recebiam bolos e frutas e transportavam-nas numa abóbora oca com dois buracos simulando dois olhos e uma vela no interior. Assim, as abóboras esculpidas não são apenas uma tradição e um costume de Halloween, fazem também parte das tradições portuguesas.

Visitas aos cemitérios

A visita a cemitérios é uma parte comum da época festiva e é uma forma de prestar homenagem com flores e velas àqueles que já não estão entre nós.

Tradições portuguesas perdidas na história

Uma das coisas que representam muito bem as tradições e costumes portugueses são as festas e romarias populares. Estas celebrações atraem milhões de pessoas que se juntam para se divertirem em Portugal. São comemoradas anualmente, são muito alegres e estão quase sempre relacionadas com a religião católica e celebram a honra dos santos.

Portugal é conhecido por ter vários santos populares e estes são um motivo perfeito para celebrar com comida típica, belos trajes, música, dança e elementos portugueses característicos.

Outras costumes portuguesas

Tradições alimentares portuguesas

É impossível falar das tradições e costumes portugueses sem mencionar a gastronomia e os vinhos portugueses. A culinária portuguesa é vista como uma das melhores do mundo. E, para que assim seja, os portugueses dedicam muito tempo e cuidado na elaboração dos pratos. Gostam muito de comida, respeitam os horários das refeições, gostam de receber os seus parentes queridos e gostam de partilhar.

Os portugueses combinam delícias do mar e da terra nos seus pratos, produzindo produtos locais de qualidade. Isto deve-se ao bom solo e à proximidade do mar nas suas referências atlânticas e mediterrânicas. Alguns dos deliciosos pratos e comidas típicas portuguesas são: bacalhau, sardinhas, azeitonas, pão, azeite e pastel de nata.

E não esqueçamos os doces conventuais, uma das mais especiais e antigas tradições portuguesas, com centenas de anos, por isso muito apreciada por todos. Alguns acreditam que a origem da doçaria convencional portuguesa remonta ao século XV, com a entrada da região açucareira no país e a sua gastronomia. Hoje existem várias doçarias que se distinguem a nível nacional e internacional.

E temos de falar, é claro, sobre os melhores vinhos. E isto é possível graças à grande diversidade de castas que o país possui e que lhe trouxe vários prémios internacionais, sendo uma das dez principais regiões produtoras com 4% do mercado mundial.

Tradições culturais na vida quotidiana

Azulejos portugueses

O azulejo português é uma das marcas mais significativas de Portugal e uma demonstração do património cultural muçulmano trazido pelos espanhóis. Começou a ser reproduzido sem interrupção em Portugal no final do século XV na arquitectura e em várias manifestações artísticas do país.

Apenas um curto passeio por Portugal e um vislumbre de edifícios ou monumentos públicos revelarão belos exemplos desta arte decorativa tão característica, pois haverá sempre um azulejo azul e branco presente na paisagem. Em Lisboa existe o Museu Nacional do Azulejo, onde se pode conhecer a sua história.

Literatura

É impossível falar de Portugal sem mencionar a literatura lusitana e os seus escritores. Grandes poetas e escritores como Fernando Pessoa, Luís de Camões e José Saramago foram inspirados pela região a escrever as suas obras únicas. E, é claro, Lisboa é o lar da livraria mais antiga do mundo, fundada em 1732.

Fado

O fado é considerado Património Intangível da Humanidade pela UNESCO desde 2011. Este estilo de música portuguesa é o género musical mais famoso do mundo, que é tocado com a viola e baixos de 8 cordas e violinos de 12 cordas. No bairro de Alfama, em Lisboa, existe o Museu do Fado, um lugar a não perder numa visita a Lisboa.

Este estilo de música, tão característico de Portugal, nasceu em Lisboa na década de 1820. Muitos associam-na à música tradicional dos marinheiros portugueses, aos ritmos africanos e árabes. Caracteriza-se por um humor dramático e melancólico. A letra geralmente fala de situações complexas, da dureza da vida quotidiana, das sociedades, da desilusão, da paz e, claro, da tristeza, misturando resignação e esperança.

As tradições de Portugal: ditados mais populares

Os peditórios são normalmente acompanhados por versos e cantares tradicionais. Alguns deles são para pedir, outros devem agradecer e outros devem insultar a pessoa que não oferece nada.

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment