Índice de conteúdos
Quando nasce um bebé, tudo o que os pais querem é que a criança cresça com saúde e inteligência, certo?
Para isso, é necessário desde pequeno estimulá-lo com exercícios que lhe vão proporcionar maior imunidade, equilíbrio e autocontrolo.
A natação para bebés é um destes exercícios imperdíveis, pois é super divertida e aporta muitos benefícios!
Se quer que o seu filho de 0 a 2 anos faça natação para bebés, explicamos tudo o que deve saber neste artigo.
Natação para bebés: a partir de que idade?
Muitos pais têm a mesma dúvida: a partir de que idade pode-se fazer natação para bebés?
Segundo os médicos, a natação para bebés é recomendada a partir dos 6 meses de idade, quando o bebé já tomou a maioria das vacinas necessárias, tem menos inflamações de ouvido e está mais desenvolvido.
Mas atenção: cada caso é um caso e, portanto, o mais seguro é levar o bebé ao pediatra para ter a certeza de que está apto a nadar e não tem quaisquer problemas respiratórios ou de pele que se possam agravar com a natação.
Outros fatores como a temperatura e o pH da água também devem ser analisados antes de levar o bebé para a piscina. Dê preferência a clubes e piscinas públicas que estejam aptas a receber bebés.
Agora que já sabe quando começar a natação para bebés, apresentamos alguns bons motivos para o fazer e damos dicas de exercícios simples, mas que vão contribuir imenso no desenvolvimento do seu bebé.
Natação infantil: benefícios e exercícios
A natação para bebés é considerada uma ótima forma de estimular o desenvolvimento do bebé por muitos motivos.
Existem diversos benefícios da natação para bebés:
- Melhora a coordenação motora;
- Previne algumas doenças respiratórias;
- Ajuda na resistência muscular do bebé;
- Melhora a qualidade do sono, entre outros.
E para o ajudar na missão de ensinar o seu bebé a nadar, apresentamos abaixo alguns exercícios de natação infantil que pode fazer por conta própria ou durante as aulas de natação para bebés de 0 a 2 anos.
Batimento das pernas
O bebé deverá estar abraçado a um adulto, que o irá puxar pela piscina. O adulto deverá segurar as pernas do bebé com as mãos e movimentá-las para cima e para baixo, imitando os movimentos de crawl. Se quiser que o bebé aprenda também a bater os braços, deverá segurá-lo apenas pelo tronco, deixando-o livre para se movimentar.
Apanhar o brinquedo
Nas aulas de natação para bebés de 0 a 2 anos este exercício é bastante comum. Leve para a piscina um brinquedo que flutue sobre a água e que desperte a atenção do bebé, com cores e sons, de preferência. Coloque o brinquedo sobre a água e segure o bebé pelo tronco, estimulando-o a nadar em direção ao brinquedo. Quando o bebé se aproximar, pode sempre afastar o brinquedo um pouco mais, para que ele continue a nadar por mais tempo.
Fazer borbulhas com a boca
Este é um dos mais intuitivos exercícios de natação para bebés. Enquanto o adulto passeia com o bebé pela piscina, poderá estimulá-lo a fazer borbulhas na água com a boca. Como as crianças aprendem sobretudo através do exemplo, basta olhar nos olhos da criança e fazer por si próprio o movimento de mergulhar até ao nível da boca e soprar borbulhas pela água. Incentive a criança a imitar os seus movimentos.
Nadar de barriga para cima
Segure o bebé pelas costas, de forma que ele fique de barriga para cima, e estimule os seus movimentos de pernas e braços com as mãos. Pode sempre usar um brinquedo para o estimular a nadar por mais tempo. Com este exercício de natação infantil, a criança poderá começar a aprender a flutuar sobre a água.
Agora que já conhece algumas ideias de exercícios de natação para bebés, basta levar o seu bebé para uma piscina adequada com alguns brinquedos e muita disposição. Lembre-se de soltar a imaginação e deixar a criança à vontade e, ao mesmo tempo, segura.
E já sabe, para mais dicas de atividades em família e organização da casa, continue a acompanhar o nosso blog!
Add comment