Índice de conteúdos
A lagarta do pinheiro é uma espécie que pode ser encontrada em florestas de pinheiros e áreas com árvores desta espécie.
Embora seja uma criatura pequena e aparentemente inofensiva, a lagarta do pinheiro pode representar um perigo significativo para os cães. Mas sabe porquê?
Neste texto, exploraremos os riscos associados à exposição dos cães à lagarta do pinheiro, os sintomas e o que pode fazer para proteger o seu cão deste perigo.
Porque é que a lagarta do pinheiro é perigosa para os cães?
A lagarta do pinheiro, também conhecida como processionária, é perigosa para os cães por causa dos seus pelos abrasadores.
Estes pelos contêm uma substância tóxica chamada thaumetopoeina, que pode causar reações alérgicas graves em cães e outros animais de estimação.
Os pelos da lagarta do pinheiro são libertados no ar quando as lagartas se movem em fila indiana, motivo pelo qual também é chamada de “processionária”.
Os pelos podem ser inalados pelos cães ou aderir à pele e aos pelos quando estes animais entram em contacto com as lagartas ou os seus ninhos.
Lagarta do pinheiro: sintomas de aviso
Após contacto com a lagarta do pinheiro, os sintomas nos cães podem ser diversos. Consulte-os a seguir:
- Salivação excessiva
- Inflamação na língua e lábios
- Dificuldade para engolir
- Edema nos lábios, língua e garganta
- Vómitos
- Tosse
- Falta de ar
- Dificuldade em respirar
- Agitação
- Comportamento anormal, como coçar-se excessivamente ou rolar no chão.
Agora que já sabe quais são os sintomas dos cães expostos à lagarta do pinheiro, veja o que fazer a seguir para o proteger.
O que fazer se o seu cão entrar em contacto com a lagarta do pinheiro
Se o seu cão entrar em contacto com a lagarta do pinheiro, é importante tomar as seguintes medidas imediatamente:
- Mantenha o cão afastado das lagartas: Se o seu cão estiver buma área com lagartas de pinheiro, é importante mantê-lo afastado e não permitir que as cheire ou as tente apanhar.
- Lave as áreas expostas imediatamente com água morna e sabão. É importante usar luvas para proteger as mãos durante este processo.
- Vá ao veterinário: se o seu cão apresentar sintomas de uma reação alérgica, é importante levá-lo imediatamente ao veterinário. Este profissional pode administrar tratamento, como medicamentos para aliviar os sintomas, e monitorizar o seu cão para garantir que a reação não se agrave.
- Evite futuras exposições do seu cão às lagartas do pinheiro. Tente manter o seu cão afastado de áreas com pinheiros ou use uma trela para garantir que o seu patudo não se vai aproximar.
Mas e a lagarta do pinheiro e os humanos, há algum mal nesta relação? A verdade é que sim. Os pelos das lagartas possuem substâncias tóxicas que podem causar reações alérgicas na pele e nas vias respiratórias.
Os sintomas podem incluir comichão, erupções cutâneas, edema, dor de cabeça, náusea e dificuldade para respirar.
Por isso é importante evitar o contacto com a lagarta do pinheiro e tomar medidas preventivas, como usar roupas de proteção ao manusear materiais que possam conter as lagartas. Em caso de reação alérgica, procure ajuda médica imediatamente.
Esperamos que estas informações sobre a lagarta do pinheiro sejam úteis para si e para o seu animal. E para mais dicas para o seu dia a dia, continue a acompanhar este blog!
Add comment