Índice de conteúdos
A mobilidade elétrica é a mobilidade que faz uso de um ou mais motores eléctricos para gerar a locomoção. Atualmente, este tipo de mobilidade oferece soluções para pequenas viagens e cargas (com bicicletas, scooters e motocicletas eléctricas) para viagens longas e cargas pesadas (com veículos de transporte público eléctricos).
Num conceito mais claro, a mobilidade elétrica corresponde a tudo o que tem a ver com automóveis que não emitem gases tóxicos ou poluem; com o objectivo de melhorar a qualidade do ar e a vida das pessoas, especialmente em locais com um elevado fluxo de tráfego.
Cada vez mais pessoas estão a mudar para a mobilidade elétrica, devido às suas muitas vantagens. Contamos-lhe tudo sobre os beneficios e incentivos á la mobilidade elétrica em Portugal.
Benefícios ambientais da mobilidade elétrica
Uma das principais vantagens da mobilidade elétrica é que melhora a qualidade de vida das pessoas, não emitindo gases tóxicos. Além disso, ao dispensar os motores de combustão, os veículos elétricos evitam a emissão de toneladas de gases com efeito de estufa, o que, por sua vez, ajuda na luta para mitigar os efeitos das alterações climáticas. Os veículos elétricos são silenciosos, pelo que a poluição sonora também é reduzida.
Se compararmos o preço do combustível e da electricidade, a utilização da mobilidade eléctrica em Portugal representa um custo mensal mais baixo.
Além disso, são mais eficientes na conversão de energia em movimento do que os veículos convencionais movidos a gasolina e diesel. A tecnologia está em constante evolução, tornando a mobilidade elétrica não só mais eficiente, mas também com novas utilizações: camiões, aviões e barcos eléctricos que estão actualmente em fase experimental marcariam o início da eletrificação de toda a mobilidade.
Circulação, cuidado e manutenção de carros elétricos em Portugal
Para além das poupanças de combustível acima mencionadas, muitos municípios portugueses estão a oferecer isenções ou descontos nas taxas de estacionamento, basta saber se o benefício se aplica na sua área de residência. Os veículos elétricos também estão isentos do Imposto sobre veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC), pelo que o custo do veículo é também inferior ao de um veículo a gasolina ou gasóleo.
Em termos de manutenção, o veículo elétrico não necessita de mudanças de óleo, correias de transmissão, filtros de óleo, ar ou combustível. A revisão deve ser efectuada a cada 30.000 km pelo que as poupanças também são significativas.
Em termos de autonomia, a maioria dos veículos elétricos em Portugal tem uma autonomia suficiente de 200 a 500 km, dependendo do veículo. É importante saber que a rede pública de carregamento está a aumentar consideravelmente em todo o país, no entanto, uma das grandes vantagens de um veículo elétrico é que também pode ser carregado em casa.
Vale lembrar que, apesar de a mobilidade elétrica em Portugal ser um dos sectores que mais cresce, existem ainda poucos mecânicos e oficinas especializadas neste tipo de veículos.
Por esta razão, é necessário saber que este tipo de veículo requer certos cuidados, por exemplo:
- Descarregar lentamente e carregar lentamente a bateria. Também é aconselhável adquirir um scanner OBD para verificar regularmente o seu estado.
- Travões e pneus: é aconselhável inspecionar uma vez por ano.
- Verificar o líquido de refrigeração mensalmente para garantir os níveis corretos para o melhor funcionamento do veículo.
Incentivos à mobilidade elétrica em Portugal
Se está a pensar comprar um veículo elétrico, deve saber que o governo português oferece incentivos fiscais para a compra de um veículo novo – seja carro, bicicleta ou motociclo – até 3000 euros, o que pode ajudar a reduzir o custo inicial do seu próximo veículo.
A primeira consideração a ter em conta é que o incentivo se aplica à compra de veículos novos e 100% eléctricos. Para obter o incentivo á mobilidade elétrica, deve candidatar-se no website do Fundo Ambiental através do Balcão de candidatura.
Em Portugal, todos os utilizadores de veículos elétricos podem usar todos os postos de carregamento ligados à rede da Mobi.E, com um único cartão físico ou através de soluções digitais (app) que dispensem a sua existência.
Várias empresas de energia reforçaram o seu compromisso com o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal. O desenvolvimento da mobilidade eléctrica e a utilização crescente deste tipo de veículo, poderia, portanto, trazer benefícios associados que vão para além do sector dos transportes, que, embora não visem resolver problemas de congestionamento, se concentram em contribuir para a descarbonização do sector, que actualmente exige cerca de 70% da energia dos combustíveis fósseis.
É evidente que ainda há muito espaço para melhorias em tudo o que diz respeito aos veículos eléctricos, a começar pela fonte de energia eléctrica necessária para a sua utilização e a reciclagem das baterias. Mesmo assim, os dados indicam que a mobilidade elétrica é um bom passo na direção certa para reduzir as emissões poluentes e melhorar a qualidade de vida nas cidades.
Add comment