?> Moda sustentável e a sua importância - Família e Casa
Família e Casa
moda-sustentavel
Home / Lifestyle / Moda sustentável e a sua importância

Moda sustentável e a sua importância

Cada vez mais pessoas se tornam conscientes da necessidade de adquirir hábitos que, multiplicados através de redes sustentáveis, têm um efeito positivo direto na estabilidade do planeta.

O que significa realmente vestuário sustentável, e o que é que as marcas ecológicas procuram? Existe moda sustentável em Portugal? Aqui está tudo o que precisa de saber sobre o assunto.

O que é a moda sustentável?

A moda sustentável representa a produção de moda de uma forma ecológica e humana, respeitando o ambiente que nos rodeia e aos nossos semelhantes.

Este é o objetivo da moda sustentável: conceber e criar vestuário de qualidade e duradouro, promovendo simultaneamente métodos de produção amigos do ambiente e salários justos, com a ideia de minimizar a pegada de carbono e os resíduos derivados da moda.

A importância da moda sustentável hoje em dia

Muitas vezes não estamos conscientes do grave impacto ambiental do nosso vestuário: a indústria é responsável por 4% a 10% das emissões de gases com efeito de estufa todos os anos. Comprar melhor pode também significar apoiar os designers que promovem práticas sustentáveis, tais como:

  • Utilização de materiais que facilitam a reciclagem;
  • Conservação e boa utilização dos recursos naturais necessários para a confeção e desenho de peças de vestuário. Consumir moda sustentável é uma boa forma de poupar água, uma vez que esta indústria é responsável por 20% das águas residuais globais.
  • Desenhos concebidos para aproveitar ao máximo os tecidos e para criar produtos facilmente recicláveis. O objetivo é evitar fechos, botões, apliques ou a utilização de materiais que os tornem difíceis de desmontar e sejam lentos a degradar;
  • Prevenção da poluição em ambientes de fábrica;
  • Respeito pelos direitos laborais do pessoal da empresa e criação de boas condições contratuais;
  • Promover o desenvolvimento social das regiões ou zonas em que as empresas têxteis operam.

Como reconhecer vestuário sustentável nas lojas?

Comprar moda sustentável é a forma de adotar uma filosofia de vida consciente, empenhada e respeitosa. No entanto, é também importante estar atento à forma como usamos as nossas roupas e como cuidamos delas para durarem no tempo, uma vez que a forma como lavamos as nossas roupas também influencia o nível de poluição.

A fim de se tornar uma marca sustentável, é necessário ser examinado por uma organização independente que visite a respetiva fábrica e emita um certificado para o efeito. Entre os selos que certificam a sustentabilidade estão:

  • GOTS significa Global Organic Textile Standard (Padrão Global de Têxteis Orgânicos). É atualmente a principal certificação mundial, visto que garante a utilização de fibras orgânicas (basicamente lã e algodão) e corantes naturais. Também certifica que nenhuma criança esteve envolvida na produção das peças de vestuário.
  • Made in Green: não são utilizados produtos químicos que possam ser nocivos ou poluentes. Também confirma que as condições de trabalho são justas e que as fábricas respeitam o ambiente.
  • Textile Exchange (Organic Exchange): serve para certificar que a empresa com este selo utilizou algodão orgânico nas suas peças de vestuário.
  • Blue Sign: combina a análise do tipo de fibras utilizadas com a análise do respeito das condições de trabalho. Os níveis de poluição na fábrica também são medidos.
  • CAAE: este é o certificado europeu que confirma que os alimentos provêm de uma cultura ou exploração pecuária sustentável. Também se aplica a produtos cosméticos e de jardinagem biológica.

Não basta ler o rótulo em cada artigo, também temos que verificar o preço. Este tipo de vestuário é mais caro de produzir do que o vestuário de baixo custo. Tenha isto em mente.

Os materiais devem ser tidos em conta. Quanto mais naturais forem, melhor. Cânhamo, ananás ou fibras de maçã, linho ou algodão orgânico são algumas das fibras mais sustentáveis e naturais que podemos encontrar no mercado. Mas não se limite a ler a palavra “sustentável” no rótulo e investigue as políticas e ações por trás da empresa. Como são transparentes com os tecidos que utilizam, que percentagens utilizam, onde e como fabricam. A comunicação é fundamental: se uma marca faz realmente algo para reduzir o seu impacto, estará a comunicá-la de uma forma clara, compreensível e bem fundamentada.

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment