Família e Casa
recuperacao-cesariana
Home / Maternidade / Recuperação de cesariana: em quantos dias?

Recuperação de cesariana: em quantos dias?

Todos sabemos: o período pós-parto não é um período fácil. Para além da recuperação do corpo da mãe após o parto, há o cuidado do recém-nascido e a amamentação. E embora um parto vaginal seja o mais comum, por vezes é necessária uma cesariana. Uma cesariana é um tipo de parto em que um bebé é dado à luz através de um corte (incisão) no abdómen e útero da mãe.

banner-bebe-criança

Uma das muitas perguntas que fazemos é: quanto tempo demora a cicatrização de uma cesariana? Se este for o seu caso, não se preocupe, porque embora a recuperação seja um pouco mais lenta do que após o parto normal, com os cuidados certos todo o processo será muito mais fácil e evitará complicações.

Siga as nossas dicas de cuidados pós-parto para uma recuperação mais rápida e fácil.

Quantos dias demora a recuperação da cesariana?

Deve ter em conta que a cesariana é uma cirurgia abdominal importante, portanto, requer mais tempo de recuperação do que o parto vaginal.

A maioria das mulheres regressa a casa dentro de 3-5 dias após uma cesariana, no entanto, o tempo total de recuperação necessário após uma cesariana varia muito. O desconforto mais intenso é geralmente experimentado durante os primeiros dez a quinze dias mas, mais tarde, o desconforto mais suave pode durar algum tempo.

A cicatriz é a coisa mais óbvia no seu corpo após a cesariana. Deve estar ciente de que existem várias suturas em várias camadas. A que se pode ver, na pele, é a que requer o seu cuidado mais direto, mas no interior há pelo menos duas outras suturas: a que fecha o útero e a da afasia muscular. É por isso que é normal ter dor, uma sensação de aperto em toda a área e mesmo uma sensação de tensão.

Inúmeros nervos são cortados durante o procedimento, e pode levar até seis meses para que todos os nervos na zona abdominal cicatrizem completamente. Algumas mulheres sentem-se bem após algumas semanas e outras demoram dois a três meses para se sentirem “normais”. 

Mas de que depende se o processo demora mais ou menos tempo?

Os seguintes fatores podem influenciar o tempo de recuperação:

  • Se ganhou muito peso durante a gravidez, isto irá prolongar as semanas de recuperação.
  • A anemia pós-parto pode retardar a melhora.
  • Se houver complicações na cesariana, é provável que a recuperação demore mais tempo do que o habitual.
  • Outro fator é se ocorreu uma infeção da ferida cirúrgica.
  • A situação pessoal durante o período pós-intervenção também desempenha um papel importante. Ter ajuda em casa ou ter mais filhos para cuidar facilitará ou complicará o regresso à normalidade.

Conselhos para uma recuperação pós-parto por cesariana

O cuidado que uma mulher submetida a cesariana deve ter não difere de qualquer outro procedimento, mas não precisa de se deitar na cama durante muito tempo. Quando regressar a casa após um parto por cesariana, os especialistas dar-lhe-ão várias instruções para os seus cuidados. Estas instruções devem ser seguidas corretamente para ter uma recuperação eficaz e poder passar mais tempo com o seu bebé.

Cuidados com cicatrizes de uma cesariana:

  • Esteja alerta a sintomas de febre ou dores intoleráveis.
  • As atividades domésticas devem ser de baixa intensidade, evitando especialmente aquelas que envolvam flexão ou esforço.
  • Não suba ou desça escadas. Caminhe gradualmente à volta da casa para que a cicatriz se habitue ao movimento.
  • Os exercícios pós-parto não devem ser iniciados até que o médico o permita.
  • Evite tomar banho em banheiras ou piscinas até a sua ferida estar bem cicatrizada.
  • Quando tomar o seu banho diário, lembre-se de lavar bem a cicatriz com sabão neutro e depois seque-a muito bem com pequenos toques e evite cobrir a ferida com pensos, a menos que seja medicamente indicado.

Nem tudo é físico, após uma cesariana ou um parto natural uma mulher passa por muitas mudanças. Assim, para além de precisar de cuidados físicos, precisa de apoio emocional.

  • Tente relaxar durante este processo e obter um descanso extra, se necessário. Este tempo de descanso pode ser utilizado para melhorar a sua ligação com o seu bebé.
  • Uma dieta saudável e uma hidratação adequada irão ajudar muito na sua recuperação. Ao cuidar da sua dieta, pode recuperar o ritmo do seu intestino o mais rapidamente possível.
  • Evite usar roupas apertadas com elástico apertado ou botões que a possam deixar desconfortável, e opte, em vez disso, por roupas largas e vestidos largos que garantam o seu conforto em qualquer altura, bem como sapatos abertos ou sandálias. 
  • O importante é evitar qualquer coisa que exija que se curve para o colocar ou que faça qualquer esforço desnecessário.

Com estas dicas e a ajuda do seu especialista, em breve sentir-se-á novamente como nova.

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment