Família e Casa
fraldas-reutilizaveis
Home / Famílias / Fraldas reutilizáveis: são a melhor opção para o bebé?

Fraldas reutilizáveis: são a melhor opção para o bebé?

As fraldas reutilizáveis são uma das opções mais sustentáveis e económicas. O aumento de fraldas reutilizáveis ou fraldas amigas do ambiente estabelece uma tendência. Embora pareçam um pouco caras no momento da compra, a longo prazo representam uma grande poupança.

banner-bebe-criança

Contamos-lhe todos os detalhes para o bem estar do seu bebé.

Como são as fraldas reutilizáveis?

Uma das principais despesas quando nasce um bebé são, sem dúvida, as fraldas. As fraldas ecológicas ajudam a poupar dinheiro, geram menos resíduos poluentes para o ambiente e mantêm a pele do seu bebé saudável. As fraldas orgânicas são usadas da mesma forma que as fraldas descartáveis, lavam-se como qualquer outra roupa suja que se põe na máquina de lavar, e para começar a usar fraldas de pano precisa de uma única fralda orgânica.

As fraldas ecológicas são feitas a partir de uma gama de materiais biodegradáveis. E ao contrário das fraldas descartáveis comuns, excluem completamente a utilização de fragrâncias e produtos químicos sintéticos. Por este motivo, não só reduzem o impacto ambiental, como também significam mais e melhores cuidados para a pele do bebé.

Uma fralda ecológica é basicamente composta por dois elementos: uma parte absorvente e uma parte impermeável que deve ser respirável para proteger a pele do bebé. PUL é o tecido técnico mais utilizado, uma vez que é respirável e impermeável. Todos os tecidos em contacto com a pele do bebé devem ter fibras hipoalergénicas ou naturais.

As fraldas de pano orgânico são mudadas a cada 4-5 horas, tal como uma fralda descartável. Isto é para manter a pele do bebé saudável, não porque a fralda não possa absorver mais humidade.

As fraldas orgânicas são tão absorventes que não precisa de mudar o seu bebé durante a noite; uma fralda reutilizável orgânica pode durar 10-12 horas se reforçar os absorventes, colocando mais ou escolhendo aqueles que absorvem mais (há diferentes tipos de absorventes, com diferente poder de absorção; não precisa mais do que bons absorventes de algodão).

Existem distintos tipos de fraldas reutilizáveis: de tamanho único, variável, mas, as mais comuns são:

  • Tudo em um: A fralda é uma peça, com a parte absorvente e a parte à prova de água. É utilizada da mesma forma que uma fralda descartável, mas em vez de ser deitada fora, é lavada.
  • Tudo em dois: A fralda é constituída por duas partes, a tampa e o absorvente, que podem ser unidos ou separados através de fechos com ganchos ou outros sistemas semelhantes.
  • Híbridas: A cobertura consiste num saco interior no qual se pode inserir o absorvente. Além disso, secam muito rapidamente, uma vez que o material absorvente é independente da própria fralda. Como são de tamanho único, podem ser utilizados desde o nascimento até o bebé ficar sem fraldas.
  • Ajustável: A parte absorvente não é apenas uma peça, são umas cuecas inteiras.

No mundo das fraldas reutilizáveis pode decidir o que é melhor para si em cada caso.

Onde posso comprar?

Em Portugal pode encontrar várias marcas que colocam à sua disposição um grande número de fraldas reutilizáveis. Podem ser encontradas em farmácias, lojas de artigos de puericultura, centros de preparação para o parto, feiras temáticas, ou na internet. As fraldas são adquiridas em embalagem ou individualmente. Idealmente, 6 fraldas e 12 almofadas deveriam estar em utilização em simultâneo.

Lembre-se ainda que serão necessários alguns acessórios complementares, desde as toalhitas recicláveis até aos sacos impermeáveis.

Como lavar fraldas reutilizáveis?

Vejamos primeiro o aspeto de uma fralda de pano. Uma fralda, seja descartável ou reutilizável, tem duas partes: absorvente e tampa. O absorvente absorve líquidos (e retém os sólidos); a cobertura é um tecido respirável e impermeável que evita que os líquidos vazem e que a roupa fique molhada. Opcionalmente pode adicionar à sua fralda reutilizável um tecido que mantém o bebé seco e um forro descartável, um tecido muito fino que retém os sólidos para não chegarem ao absorvente e que se descartará com os sólidos para facilitar a lavagem da fralda ecológica.

Mas, uma das perguntas mais frequentes antes de começar a fralda é: como lavar? Ao contrário de há 40 ou 50 anos, hoje são lavados na máquina de lavar e com sabões comerciais (pó ou líquido), tal como qualquer outra roupa.29

Antes da primeira utilização, algumas fraldas precisam de uma série de lavagens de “preparação”, para atingir um nível adequado de absorção dos tecidos. Isto é simplesmente lavar e secar as fraldas várias vezes antes da primeira utilização. Na rotina habitual, são feitas duas lavagens para garantir que estão devidamente limpas.

As fraldas de pano não são de todo incómodas de lavar, porque são lavadas na máquina de lavar! Lavam-se como qualquer outra roupa, sem esfregar ou molhar. Claro que, se não tiver uma máquina de lavar roupa, ou se gostar de lavar à mão, pode fazê-lo…

Ao secar, as coberturas podem ser colocadas à sombra e os absorventes ao sol, que também atua como tira-nódoas.

Nunca utilizar lixívia ou outros produtos químicos para lavar fraldas de pano.

As fraldas orgânicas podem parecer complicadas no início. Mas com o passar do tempo, apercebemo-nos de como é benéfico não depender de compras frequentes ou produtos químicos nocivos para a saúde das crianças.

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment