?> Tipos de dor de cabeça na gravidez e como aliviar - Família e Casa
Família e Casa
tipos-dor-cabeça-gravidez
Home / Maternidade / Tipos de dor de cabeça na gravidez e como aliviar

Tipos de dor de cabeça na gravidez e como aliviar

Muitas pessoas queixam-se de diferentes tipos de dor de cabeça em todo o mundo, que podem ter diversas causas associadas.

banner-bebe-criança

Quando pesquisamos o que é a dor de cabeça, descobrimos que esta é uma sensação dolorosa ou desconfortável que pode ocorrer em diferentes partes da cabeça.

No entanto, para um diagnóstico mais apurado, é preciso descobrir quais os tipos de dor de cabeça e o que os podem causar.

Neste texto, vamos explorar os principais tipos de dor de cabeça na gravidez e os tratamentos indicados, bem como indicar em que circunstâncias deve procurar um médico.

Boa leitura!

Diferentes tipos de dor de cabeça na gravidez

Apresentamos a seguir os diferentes tipos de dor de cabeça, destacando algumas das suas principais características:

Enxaqueca

Caracteriza-se por ser intensa e latejante, também é conhecida como uma dor de cabeça de um lado só.

Quem sofre de enxaqueca pode ter náuseas, vómitos, fotofobia (sensibilidade à luz) e fonofobia (sensibilidade ao som).

Por norma, as enxaquecas duram de algumas horas a dias, e podem ser desencadeadas por stress, alimentos, mudanças hormonais e outros fatores.

Tratamento: analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e antieméticos para quem sofre com náuseas ou vómitos.

Dor de cabeça tensional

Este é um dos tipos de dor de cabeça na gravidez mais frequentes, caracterizado por uma dor difusa na cabeça.

As pessoas que sofrem de dor de cabeça tensional podem experimentar uma pressão sobre a cabeça. Esta dor pode ser causada por stress, fadiga ou tensão muscular.

Tratamento: massagens relaxantes no couro cabeludo, banhos quentes e analgésicos, caso as primeiras sugestões não funcionem.

Sinusite

É causada por uma inflamação dos seios nasais. As queixas mais comuns são dor na testa, nas maçãs do rosto e no nariz. Os pacientes também podem experimentar secreção nasal e dor nos dentes.

Tratamento: anti-histamínicos, descongestionantes e analgésicos. Caso desenvolva uma infeção, podem ser necessários antibióticos.

Cefaleia em salvas

Este é um dos tipos de dor de cabeça na gravidez mais dolorosos, que ocorrem em ciclos ou “salvas“.

Os pacientes podem experimentar dor de cabeça de um lado só de forma severa e pontiaguda, podendo ocorrer várias vezes por dia e durar de minutos a horas.

Tratamento: por norma, esta doença não tem cura e os tratamentos apenas atenuam ou diminuem as crises. Os remédios mais usados são anti-inflamatórios não esteróides e analgésicos fortes, além de máscaras de oxigénio a 100% nos momentos de crise.

Agora que já conhece quais são os tipos de dor de cabeça na gravidez mais comuns, apresentamos a seguir outra forma de os categorizar.

Diferenças entre as dores de cabeça primárias e secundárias

Dores de cabeça primárias

São causadas por distúrbios relacionados ao próprio cérebro, nervos ou vasos sanguíneos da cabeça e pescoço. Estes distúrbios incluem enxaquecas, cefaleia tensional e cefaleia em salvas.

Estas dores de cabeça não são um sintoma de outra condição e não são causadas por uma lesão ou doença subjacente.

Dores de cabeça secundárias

São causadas por uma condição subjacente, como uma lesão na cabeça, infeção, tumor cerebral, tensão alta, sinusite ou problemas de coluna cervical.

A dor de cabeça é um sintoma desta condição subjacente e, por norma, desaparece quando a condição é tratada.

De mencionar, ainda, que as dores de cabeça secundárias por norma são mais graves do que as dores de cabeça primárias e podem ser acompanhadas de sintomas como:

  • febre;
  • rigidez no pescoço;
  • perda de consciência;
  • problemas de visão;
  • convulsões, etc.

Quando deve consultar um médico?

Eis as situações em que deve procurar a ajuda de um especialista para tratar as dores de cabeça:

  • Mudanças nos tipos de dor de cabeça;
  • Quando tem dores de cabeça intensas e acompanhadas de outros sintomas, como náusea, febre, vómito, confusão mental ou problemas de fala;
  • Se tiver dores de cabeça mais frequentes;
  • Se as suas dores não melhorarem mesmo com o tratamento, será preciso analisar outras opções de tratamento.

Lembre-se de que cada pessoa é única e pode ter uma tolerância diferente à dor. Portanto, procure um médico sempre que achar necessário.

E para mais dicas de saúde, continue a acompanhar o nosso blog.

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment