Índice de conteúdos
Já alguma vez analisou quanto consome um desumidificador?
Se nem sequer possui este aparelho em casa, fique já a saber que a humidade excessiva pode provocar desde danos à estrutura do imóvel até problemas respiratórios. Para evitar este problema, a compra de um desumidificador é aconselhada. Mas é igualmente importante saber quanto gasta um desumidificador para se planear com as faturas.
Neste texto, vamos explicar como calcular quanto consome um desumidificador, esclarecer se afinal consome muita energia e partilhar dicas para poupar na utilização deste equipamento no seu dia a dia.
Por quanto tempo o desumidificador deve ficar ligado?
Assim como descobrir quanto consome um desumidificador, definir quanto tempo o desumidificador deve ficar ligado é relativo.
Tudo vai depender de vários fatores como:
- a humidade relativa do ar;
- o tamanho do espaço que precisa de ser desumidificado;
- a potência do seu desumidificador, entre outros.
Por norma, recomenda-se que o desumidificador fique ligado apenas por algumas horas por dia, tempo suficiente para controlar a humidade em casa.
Por outro lado, seguir as instruções do fabricante quanto ao tempo de funcionamento recomendado para o seu desumidificador garante um uso eficaz e prolonga a vida útil do aparelho.
Quanta energia consome um desumidificador?
Descobrir quanto consome um desumidificador depende da potência do aparelho e da quantidade de horas que permanece ligado diariamente.
Se fizermos uma rápida pesquisa na internet, encontraremos desumidificadores de diversas potências, com consumos de energia igualmente diferentes: 23W, 40W, 205W, 240W, 420W, 495W e 520W.
Nesse sentido, vamos explicar como descobrir quanto consome um desumidificador em euros a partir de cálculos simples.
Como calcular este consumo em euros?
Para calcular quanto gasta um desumidificador em euros, vai precisar de considerar:
- Potência do aparelho em Watts (W);
- Tempo de utilização;
- Preço da energia elétrica em euros por quilowatt-hora (kWh).
Multiplique o valor da potência pelo tempo de funcionamento do desumidificador em horas e divida tudo por 1000.
- Por exemplo, se o seu desumidificador consome 500 watts e fica ligado durante 4 horas por dia, o consumo diário seria de 2 kWh (500 x 4 / 1000). Já o consumo mensal seria de 2kWh x 30 dias – ou seja, 60kWh por mês.
Nesse sentido, para calcular o consumo de energia do desumidificador em euros, basta multiplicar o consumo mensal em kWh pelo preço da energia elétrica em kWh.
- Por exemplo, se o preço da energia elétrica é de 0,15€ por kWh, o custo mensal do exemplo acima seria de 9€ (60 x 0,15).
Agora que já sabe calcular quanto consome um desumidificador, lembre-se de verificar o consumo do aparelho antes de o adquirir para poder ter mais controlo sobre as suas faturas de eletricidade.
Dicas sobre como poupar no consumo de desumidificadores
Se ao fazer os cálculos acima chegou à conclusão de que o seu desumidificador consome muita energia, siga as dicas que partilhamos abaixo para poupar no dia a dia.
Estas dicas são fáceis de seguir e não dependem de quanto consome o seu desumidificador.
- Use o desumidificador apenas quando necessário: independentemente do quanto consome o seu desumidificador, use-o apenas quando a humidade estiver alta.
- Posicione o desumidificador no local certo: coloque-o num local central para que possa desumidificar eficientemente todo o espaço.
- Feche as portas e janelas: ao manter o ambiente fechado, pode reduzir a entrada de humidade do ar externo e reduzir o consumo de energia do desumidificador.
- Limpe o filtro regularmente: para garantir que o aparelho estará a funcionar de forma eficiente. Os filtros sujos podem impedir o fluxo de ar, reduzir a eficiência do desumidificador e aumentar o consumo de energia.
- Ajuste a humidade desejada: defina a humidade desejada num nível razoável e evite ajustá-la muito baixa. Um nível de humidade relativa de 40-60% é recomendado para um ambiente saudável e confortável.
Agora que já sabe quanto consome um desumidificador, utilize este aparelho de forma responsável no seu dia a dia e garanta o conforto e o bem-estar da sua família.
E para mais dicas de consumo doméstico, continue a acompanhar o nosso blog!
Add comment