?> Quanto consome um forno elétrico? Conselhos de poupança
Família e Casa
forno elétrico
Home / Economia Familiar / Qual é o consumo de um forno elétrico

Qual é o consumo de um forno elétrico

Um forno elétrico é um equipamento tão necessário quanto caro para a casa. Se não tiver atenção ao consumo do forno elétrico, pode acabar por pagar faturas altas.

Nesse sentido, é preciso escolher com cuidado a potência do forno elétrico que deseja comprar, pois esta será determinante para o consumo do aparelho.

Neste artigo, vamos apresentar os tipos de forno elétrico existentes, o consumo do forno elétrico estimado em função da sua potência e alguns conselhos para poupar.

Verá como reduzir os custos da sua fatura de eletricidade é mais simples do que imagina!

Tipos de fornos elétricos: classificação energética

O consumo do forno elétrico será determinado por vários fatores, entre os quais destacamos o seu modelo e a sua classificação energética.

De facto, existem atualmente os seguintes tipos de forno elétrico disponíveis no mercado:

  • Forno convencional: é o tradicional, que funciona com uma resistência no topo e outra no fundo. A sua principal característica é a sua simplicidade, praticidade e preço.
  • Forno a vapor: com esta função, é possível cozer a vapor, aquecer pratos preparados no dia anterior sem que sequem, aquecer alimentos pré-cozidos e muito mais. Naturalmente, a variedade de funções irá interferir no consumo do forno elétrico.
  • Forno multifunções: este forno tem ainda um ventilador que faz circular o ar por toda a cavidade, conseguindo uma cozedura mais uniforme dos alimentos e permitindo-nos cozinhar dois pratos em simultâneo.
  • Forno de micro-ondas: combina algumas das características anteriores com o micro-ondas. Oferece todos os métodos de cozedura e o máximo conforto num único forno.

Como pode ver, o consumo do forno elétrico pode variar em função da quantidade de modelos disponíveis, das funções e do seu uso diário.

No entanto, outro fator que é determinante para o consumo do forno é a sua etiqueta energética.

De facto, até 2021, a classificação energética incluía as tipologias: A+++, A++, A+, A, B, C, D, E, F e G.

No entanto, desde 2021 as novas etiquetas energéticas europeias incluem tipologias de A a G, sendo G a menos eficiente, e A a mais eficiente.

Quanto consome um forno elétrico por hora em função da sua potência

O consumo do forno elétrico por hora depende em grande parte da potência do forno elétrico em questão.

Vejamos os consumos em kWh estimados, de acordo com as potências mais facilmente encontradas no mercado.

Potência Consumo kWh
Forno de 950w 0,95 kWh
Forno de 1000w 1 kWh
Forno de 1200w 1,20 kWh
Forno de 1500w 1,50 kWh

Tendo esta tabela como base, invista na potência que pode satisfazer as suas necessidades diárias para otimizar o consumo do forno elétrico.

Além disso, pode seguir algumas dicas básicas para garantir um consumo otimizado do seu equipamento.

Conselhos sobre como poupar energia ao utilizar um forno

Ao utilizar um forno elétrico, é possível adotar práticas simples que não só poupam energia, mas que contribuem para um ambiente mais sustentável, como estas:

  • Utilize a capacidade total do forno: sempre que possível, prepare várias refeições simultaneamente para otimizar o consumo do seu forno elétrico.
  • Pré-aquecimento moderado: apenas alguns minutos são suficientes para atingir a temperatura desejada para a maioria dos pratos que pretende preparar.
  • Escolha recipientes adequados: estes permitem distribuir uniformemente o calor, reduzindo assim o tempo de cozedura e, consequentemente, o consumo energético.
  • Desligue o forno alguns minutos antes do final do tempo recomendado, aproveitando o calor residual para finalizar o processo.
  • Manutenção regular: limpar o forno seguindo alguns métodos  é ideal para o manter em pleno funcionamento. Além disso, verifique se a vedação da porta do forno está em boas condições.

Ao seguir estas práticas, não estará apenas a poupar energia e dinheiro, mas também a contribuir para a redução do seu impacto ambiental.

Para mais dicas de consumo doméstico consciente, continue a acompanhar este blog!

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment