?> Qual é o aquecimento de água mais económico? - Família e Casa
Família e Casa
aquecimento-agua
Home / Economia Familiar / Qual é o aquecimento de água mais económico?

Qual é o aquecimento de água mais económico?

Quer manter a água sempre quente em casa mas, para isso, pretende saber qual é o aquecimento mais económico e eficaz?

Neste artigo apresentamos os sistemas de aquecimento de água mais comuns e explicamos as suas vantagens.

Lembre-se que o melhor para si dependerá das suas possibilidades e necessidades e, portanto, as respostas serão sempre relativas.

Boa leitura!

Como escolher os aquecedores de água mais económicos e eficientes

A escolha do sistema de aquecimento de água mais económico irá depender das fontes de energia que utiliza em sua casa e do investimento que está disposto a fazer.

Apresentamos abaixo os aquecimentos mais económicos para casa de acordo com a energia que consomem: gás natural ou eletricidade.

Gás natural

Esquentador

É o sistema de aquecimento de água mais económico para quem tem gás natural canalizado em casa. 

Os esquentadores atuais têm cerca de 20 anos de vida útil e arrancam automaticamente, ao abrir ou fechar a torneira.

Com um ecrã digital e sistemas estabilizadores de temperatura, é possível ter mais controlo e poupar nas faturas.

Para uma casa com apenas uma casa de banho, um esquentador com 11 a 12 litros será suficiente. Mas para uma casa com duas ou mais casas de banho, os esquentadores de 14 a 17 ltiros são mais recomendados.

E lembre-se: quanto mais próximo os duches estiverem do esquentador, menor o desperdício inicial de água. (Isto serve para todos os esquentadores!)

Eletricidade

Termoacumulador

Este é o aquecimento mais económico para uma casa onde haja apenas eletricidade, visto que o investimento inicial será menor.

Os termoacumuladores inteligentes adaptam o seu funcionamento ao uso da água em casa, gerando poupanças de até 15% no consumo de energia. 

Um termoacumulador de 40 litros é o recomendado para o consumo de uma pessoa, seja no duche ou ao utilizar água aquecida nas torneiras.

Termoacumulador híbrido 

Este sistema de aquecimento de água é um dos mais económicos porque combina a tecnologia dos termoacumuladores inteligentes com a das bombas de calor.

Desta forma, permite poupar aproximadamente 50% em relação a um termoacumulador tradicional. 

Este equipamento pode ser instalado no mesmo espaço de um termoacumulador tradicional, utilizando os mesmos pontos de fixação, entrada e saída de água ou ligação elétrica. 

Bomba de calor 

Quando se pretende saber qual o aquecimento mais económico e eficaz entre todos, a nível das faturas de eletricidade, a  resposta imediata é a bomba de calor.

Com uma classificação energética A+, a bomba de calor pode poupar até 85% em relação a um termoacumulador convencional. 

E para poupar ainda mais, pode candidatar-se ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis e contar com uma comparticipação de até 85% do valor da bomba de calor.

Qual é o sistema de aquecimento de água mais económico?

Agora que já conhece os aquecedores mais económicos e eficientes, e conhece as diferentes energias que consomem, sabe que a resposta à pergunta “qual o aquecimento mais económico e eficaz” é relativa.

Se vive numa casa onde apenas tem acesso à eletricidade, um termoacumulador inteligente irá representar menor investimento inicial. Por outro lado, uma bomba de calor irá ajudá-lo a poupar mais nas faturas.

Mas se pretende pagar pelo uso do gás natural para aquecer a água da sua casa, e além disso fazer um investimento baixo num aquecedor, poderá apostar num esquentador a gás comum.

Avalie o investimento inicial e o valor das faturas que está disposto a pagar e pondere as vantagens de cada um dos sistemas de aquecimento apresentados neste artigo.

E para mais dicas de como poupar em casa, continue a acompanhar este blog!

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment