?> Como escolher o ar-condicionado - Família e Casa
Família e Casa
como escolher o ar condicionado-compressed
Home / Economia Familiar / Como escolher o ar-condicionado

Como escolher o ar-condicionado

Sabe como escolher o ar condicionado certo para a sua casa? Esta escolha é muito importante, pois pode fazer uma diferença significativa no conforto e na eficiência energética. 

Este guia irá explicar tudo o que precisa de saber sobre este equipamento: como o ar condicionado funciona, os diferentes tipos disponíveis e fatores a considerar ao comprar o seu.

Verá como escolher o ar condicionado será muito mais fácil depois de ler este artigo!

Como funciona um aparelho de ar-condicionado?

Compreender como o ar condicionado funciona pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada e garantir um melhor investimento.

Há quem imagina que este equipamento tem como objetivo gerar vento frio, mas o seu funcionamento é mais complexo do que isto.

O ar condicionado remove o calor e a humidade do ar do ambiente, para depois convertê-lo em ar a uma temperatura mais baixa. 

Para possibilitar esta troca térmica eficiente, o aparelho utiliza um gás refrigerante (R-22) e três componentes mecânicos: compressor, condensador e evaporador. Juntos, estes componentes conseguem transformar o gás em líquido e vice-versa.

  • Ao absorver o calor do ar, o R-22 muda de estado dentro da serpentina do aparelho e passa a ser gás. 
  • De seguida, o compressor aumenta a pressão e a temperatura do gás, enviando-o para o condensador, que está no exterior. 
  • Mais quente do que o ar exterior, este gás arrefece ligeiramente e volta ao estado líquido rapidamente devido à alta pressão.
  • Um ventilador expele o ar quente restante para o exterior, enquanto o líquido regressa ao interior do aparelho e chega ao evaporador. 
  • O evaporador converte o líquido novamente em gás e arrefece a serpentina interna.
  • De seguida, outro ventilador sopra o ar através dessa serpentina, diminuindo assim a temperatura do ambiente. 
  • O ciclo recomeça assim que o gás sai do evaporador e retorna para o compressor.

Parece difícil, mas compreender como funciona o ar condicionado é tão importante como escolher o ar condicionado em si.

Tipos de ar condicionado

Ao escolher o ar condicionado para a sua casa, é preciso considerar que existem diversos modelos deste equipamento disponíveis no mercado.

Vejamos as características de cada um para saber como escolher o ar condicionado ideal para si.

  • Ar condicionado portátil: é um dos equipamentos mais vendidos devido à sua praticidade, eficiência e possibilidade de utilização em diversos espaços da casa. 
  • Ar Condicionado Mono Split: composto por uma unidade exterior (compressor) e um módulo interno (Split). É um dos mais económicos para pequenos espaços.
  • Ar Condicionado Multi Split: tem pelo menos duas unidades interiores ligadas à mesma unidade exterior. Para uso residencial, podem ser ligadas até cinco unidades interiores, que funcionam de forma independente. É recomendado para escritórios ou casas onde o mono split não é suficiente.
  • Ar Condicionado Murais: são aparelhos com um design cuidado, que podem ser mono ou multi split. Devido à tecnologia DC Inverter, são muito eficientes e proporcionam um ótimo desempenho.
  • Ar Condicionado por Cassete: é muito utilizado no setor de serviços, como escritórios, hotéis, shoppings etc. A potência da unidade exterior é grande, fazendo com que seja possível ter várias unidades interiores e espaços amplos climatizados.
  • Ar Condicionado por conduta: este equipamento conta com uma unidade exterior para produzir o ar climatizado, que de seguida é transportado por condutas. Muitas casas recentemente construídas já contam com um sistema de condutas instalado.

Reflita agora sobre as suas necessidades em casa. Sabe qual ar condicionado escolher para ter mais conforto e eficiência energética no seu espaço?

Conselhos para escolher um aparelho de ar condicionado

É preciso analisar algumas características importantes para saber exatamente como escolher o melhor ar condicionado para a sua casa. 

Frigorias

Medem a capacidade de arrefecimento de um ar-condicionado. Para determinar quantas frigorias precisa, considere o tamanho da sala, o número de janelas, a qualidade do isolamento e outras fontes de calor. 

Como regra geral, precisará de cerca de 100 a 140 frigorias por metro quadrado de espaço. Por exemplo, uma sala de 20 metros quadrados necessitará de um ar-condicionado com 2000 a 2800 frigorias.

Eficiência Energética

Ao analisar qual ar condicionado escolher, lembre-se de ver a etiqueta de eficiência energética do aparelho. Isto é crucial para reduzir as faturas de eletricidade e minimizar o seu impacto ambiental. 

Os equipamentos com etiqueta A podem ser mais caros, mas proporcionarão poupanças consideráveis a longo prazo, o que compensa o investimento.

Tecnologia do Ar Condicionado

Os aparelhos de ar condicionado modernos vêm com vários avanços tecnológicos que melhoram o seu desempenho.

  • Tecnologia Inverter, que permite ajustar a velocidade do compressor para manter uma temperatura consistente, levando a maior eficiência e operação mais silenciosa.
  • Controles Inteligentes: algumas unidades podem ser controladas remotamente através de aplicações para smartphone, permitindo-lhe desligar, baixar ou subir a temperatura, entre outras opções. Tenha controlo sobre o seu equipamento mesmo quando está fora de casa.
  • Purificação do Ar: alguns equipamentos de ar condicionado contam com filtros avançados que removem o pó, os alérgenos e os poluentes, melhorando a qualidade do ar interior.

Ao considerar como escolher o ar condicionado, lembre-se de analisar o seu funcionamento, conhecer os tipos disponíveis e pesar os prós e contras de cada um.

Ao ter estes aspetos em consideração, pode encontrar o ar condicionado perfeito que satisfaça as suas necessidades.

E para mais dicas para uma casa mais confortável para a sua família, continue a acompanhar este blog!

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment