Família e Casa
máquina de lavar loiça
Home / Economia Familiar / Qual é o consumo de energia de uma máquina de lavar loiça

Qual é o consumo de energia de uma máquina de lavar loiça

Quer descobrir o consumo de uma máquina de lavar loiça? Neste artigo, vamos apresentar algumas estimativas de acordo com os programas que pode utilizar neste equipamento.

Sem dúvida, não é apenas o consumo de uma máquina de lavar loiça que desperta cada vez mais a atenção dos consumidores.

O tempo para realizar esta tarefa, bem como o excesso de água para lavar a loiça à mão, podem ser devidamente poupados quando realiza este investimento.

Continue a leitura para descobrir não apenas o consumo da máquina de lavar loiça, mas alguns conselhos para poupar na sua utilização.

Tipos de máquinas de lavar loiça: classificação energética

Não só o tempo de utilização e a potência podem impactar o consumo de uma máquina de lavar loiça.

É um facto que o tipo de máquina, bem como a sua classificação energética, podem fazer toda a diferença quanto ao consumo.

Existem atualmente quatro tipos de máquina de lavar loiça disponíveis no mercado, como pode ver a seguir:

Máquina Standard

Esta máquina de lavar loiça é fácil de instalar, tem porta frontal e está disponível em diversas cores que se adequam ao seu gosto e orçamento.

Máquinas Slim

Este modelo é um pouco mais fino do que a standard. Enquanto a última tem aproximadamente 65cm de largura, estas não ultrapassam os 45cm.

Máquinas Compactas

São os modelos mais pequenos do mercado. Nesse sentido, o consumo desta máquina de lavar loiça é reduzido, bem como a sua capacidade de lavagem.

Máquinas de Encastre

Esta máquina pode ser integrada na decoração da cozinha, uma vez que pode encaixar dentro das portas de madeira dos armários que possui neste espaço.

Agora que já conhece os modelos disponíveis de lava-loiça, convém saber que nem todas apresentam o mesmo consumo energético.

De facto, o consumo de uma máquina de lavar loiça será maior ou menor de acordo com a sua etiqueta energética:

  • Uma máquina com a etiqueta G, considerada menos eficientes, consumirá muito mais energia do que uma máquina com a etiqueta A;
  • Convém lembrar que esta nova etiqueta energética europeia foi instituída em 2021. Até então, as etiquetas variavam do A+++ até ao G.

Qual é o consumo de um ciclo de lavagem da máquina de lavar loiça?

Antes de apresentarmos os consumos de energia estimados de uma máquina de lavar loiça, destacamos que também deve ter em atenção o seu consumo de água.

De facto, este equipamento ajuda-o imenso a consumir água de forma responsável no seu dia a dia. Por isso, investir nesta máquina é uma grande dica para poupar água em casa.

No entanto, apesar de ajudar a poupar água, o consumo de energia de uma máquina de lavar loiça é ainda um dos mais altos dentro de uma cozinha.

Eis uma tabela com os consumos estimados de cada programa de uma máquina de lavar loiça.

Programa da máquina de lavar loiça Consumo kW/h
Programa ECO 0.83 kW/h
Programa delicado 0.9 kW/h
Programa normal 1.30 kW/h
Programa intensivo 1.6 kW/h
Programa auto 0.9 – 1.3 kW/h
Programa curto 0.75 kW/h
Programa meia carga 1.35 kW/h

Como pode ver, há grandes diferenças no consumo de acordo com o programa escolhido.

Portanto, analise com cuidado que programa atende às suas necessidades e lave a sua loiça de acordo com o programa adequado.

Conselhos para poupar na máquina de lavar loiça

Independentemente do consumo da sua máquina de lavar loiça, é possível poupar na sua utilização com algumas dicas tão simples como estas:

  • Carga completa: certifique-se de que está totalmente carregada antes de iniciar o ciclo.
  • Programa Eco: este programa é projetado para ser mais eficiente em termos energéticos, mantendo um desempenho de limpeza eficaz.
  • Evite a pré-lavagem manual das loiças: as máquinas modernas são eficientes o suficiente para lidar com resíduos alimentares.
  • Reduza a temperatura da água sempre que possível: em muitos casos, as temperaturas mais baixas são eficazes e consomem menos energia.
  • Secagem natural: evite secar a loiça com vapor e poupe muito no consumo da máquina de lavar loiça.
  • Manutenção regular: limpe regularmente os filtros e as borrachas. Uma máquina bem mantida funciona de maneira mais eficiente, poupando energia.

Ao incorporar estas práticas, verá como o consumo da sua máquina de lavar loiça irá baixar, refletindo em faturas de eletricidade mais baixas.

E continue a acompanhar o nosso blog para mais dicas!

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment