?> Porquê investir em energia solar? - Família e Casa
Família e Casa
investir-energia-solar-paneis
Home / Economia Familiar / Porquê investir em energia solar?

Porquê investir em energia solar?

O aumento do valor da eletricidade convencional nos últimos anos levou os consumidores a procurarem alternativas que lhes permitam obter eletricidade a um custo mais baixo e de uma forma eficiente. A nossa matriz energética depende em grande medida do que é produzido pelos comercializadores que utilizam fontes não renováveis, uma vez que utilizam elementos que se encontram em quantidades limitadas no planeta.

Em contraste, a energia proveniente de fontes renováveis é inesgotável e não poluente. É por isso que são também conhecidas como energias limpas. Estas podem ser geradas pelo sol, pelo vento, etc.

É neste contexto que a energia solar tem conquistado destaque nos últimos anos. De facto, os painéis solares são mais baratos e são mais eficientes. Descubra como investir em energia solar de diferentes formas e os benefícios que esta tem para o consumo individual ou coletivo e para o ambiente.

Vantagens de investir em energias renováveis

Em Portugal, as três principais fontes renováveis de energia são a hidroelétrica (através das barragens), eólica (nos parques de turbinas eólicas) e solar (nos parques de painéis solares).

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de eletricidade que vem diretamente do sol, através de painéis ou placas fotovoltaicas, que tem crescido nos últimos anos e que, graças aos avanços tecnológicos, representa uma das formas mais eficientes e limpas de gerar energia.

Uma das principais razões para indivíduos e empresas investirem na instalação de painéis solares é o empenho em modelos de geração de energia mais sustentáveis. Atualmente, a produção tradicional de energia baseada no carvão, gás e petróleo é responsável por 75% das emissões de gases com efeito de estufa. No entanto, a eliminação das emissões poluentes não é a única vantagem oferecida pela energia fotovoltaica, podendo alcançar grandes poupanças e independência em relação aos gigantes da energia.

Assim, as principais vantagens de investir em energias renováveis são:

  • Estas fontes de energia são ilimitadas, e o impacto que têm no ambiente é mínimo ou mesmo nulo, uma vez que, ao contrário das fontes de energia não renováveis, não geram poluentes.
  • O impacto da energia verde é positivo tanto para o quadro económico como para o desenvolvimento dos países. A transformação da energia gerada pelos recursos naturais noutros tipos de energia é geralmente mais barata do que a extração de combustíveis fósseis.
  • Poupança no consumo de energia elétrica da rede. Investir em painéis solares significa juntar o autoconsumo ou, por outras palavras, consumir diretamente a energia que geramos e não a que provém da rede elétrica. Ao utilizar este tipo de sistema, os custos de eletricidade podem ser reduzidos entre 50% e 70%.
  • Embora o investimento em painéis solares possa parecer um grande investimento, a verdade é que a longo prazo se torna um investimento altamente rentável, visto que a eficiência energética da propriedade se torna um elemento de grande importância no processo de decisão de compra de uma propriedade. No caso das empresas, a rentabilidade torna-se visível com a confiança do consumidor na marca: 8 em cada 10 pessoas mudaram as suas preferências de compra com base em critérios de responsabilidade social, inclusão ou impacto ambiental, pelo que as empresas verdes melhoram a sua imagem e posicionamento no mercado.

Porquê investir em energia solar?

Desde pequenas infraestruturas de autoconsumo a grandes parques fotovoltaicos, a energia solar conduz Portugal para uma maior autossuficiência e independência energética. O modelo português de compromisso com as energias renováveis favorece uma mudança importante no negócio da produção de energia.

O investimento em energias renováveis é uma prática viável para todos os tipos de perfis de investidores, desde grandes empresas e outras organizações até aos mais pequenos, uma vez que o governo português simplificou os procedimentos burocráticos e de licenciamento para acelerar os investimentos em projetos verdes, tais como as energias renováveis, como parte da sua estratégia de combate às alterações climáticas e pegada de carbono.

Como investir em energia solar?

É possível investir em energia solar:

  • Assumindo todo o projeto a nível individual, através da instalação de painéis na sua própria casa. Em Portugal, as despesas decorrentes da instalação e manutenção (incluindo os juros do empréstimo bancário eventualmente solicitado) são dedutíveis no IRS.
  • Outra possibilidade de investimento é através de um grupo, ou de uma parceria. Entre os participantes, será financiado um projeto de maior escala para investir em parques de energia solar.

Uma opção talvez mais realista é a compra de ações de energia solar de empresas cotadas na bolsa do setor. Para tal, será necessário definir em que tipo de empresas está interessado em investir: em empresas cuja atividade principal é a geração de energia solar ou naquelas que se dedicam ao fabrico de componentes de energia solar, ou seja, painéis fotovoltaicos.

Neste caso, o investidor deve analisar cuidadosamente a empresa em que investe, uma vez que o modelo de negócio pode diferir da produção de energia solar e ter as suas próprias complexidades (fabrico de painéis solares, serviços relacionados, instalação, montagem de instalações solares, etc.). Este modelo de investimento tende a ser mais arriscado, uma vez que os preços das empresas flutuam no mercado e há a possibilidade de comprar e/ou vender num mau momento. O rendimento dos dividendos depende do preço a que as ações são compradas.

Quanto custa investir em energia solar?

Como podemos ver, existem diferentes tipos de investimentos e o seu custo dependerá da escolha de investimento que fizermos. A procura global de energia irá crescer. O desenvolvimento tecnológico é fundamental para assegurar que o mundo receba a energia de que necessita enquanto mitiga os danos ambientais, e isto exigirá novos investimentos substanciais. A escala de investimento a ser feita neste campo é enorme.

É rentável investir em energia solar?

Existem inúmeros apoios do estado que se destinam a quem optar por energias mais verdes e sustentáveis. Por essa razão, nos últimos anos, a procura de diferentes energias alternativas torna os preços ao consumidor mais acessíveis. Neste sentido, os painéis solares, como uma solução para gerar a energia necessária, tornaram-se um mercado altamente rentável.

Existe também um compromisso global de fazer contribuições que ajudem a reforçar o crescimento do sector das energias renováveis e a criar uma consciência coletiva da importância da utilização de energia limpa. Por conseguinte, investir em energias renováveis é uma opção altamente recomendável para todos: desde grandes empresas internacionais a indivíduos ou comunidades de bairro.

Investir em energia solar mostra uma visão mais ética e sustentável para o ambiente, que permitirá às gerações futuras desfrutar de um planeta limpo e repleto de recursos naturais.

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment