Família e Casa
Dicas práticas para poupar dinheiro ganhando pouco
Home / Economia Familiar / Dicas práticas para poupar dinheiro ganhando pouco

Dicas práticas para poupar dinheiro ganhando pouco

A poupança é um grande hábito que pode não só manter as suas finanças saudáveis, mas também mantê-lo preparado em caso de uma emergência. Para começar a poupar, não tem necessariamente de abrir uma conta bancária, por vezes um porquinho mealheiro é suficiente; no entanto, o essencial é que seja claro quanto ao seu objectivo e não perca os montantes a depositar todos os dias ou no período  que decidir.

Poupar dinheiro com um salário baixo não é uma tarefa fácil, mas com estas dicas poderá reduzir as despesas e optimizar a sua economia. Não perca!

A importância de saber como poupar dinheiro

A poupança é a decisão de reservar uma parte dos seus rendimentos para ser utilizada mais tarde para realizar os seus planos. É um dos hábitos financeiros mais importantes porque lhe permite crescer e melhorar a sua qualidade de vida.

A poupança, como um hábito, pode servir os seus objetivos individuais, mas também pode servir os objetivos do seu grupo familiar. Se eu poupar o dinheiro (ou parte dele) em vez de o gastar no quiosque ou num café, quando quero atingir um objectivo maior como a compra de novos ténis, o esforço que terei de fazer será menor, e poderei até evitá-lo! E também, a minha família pode usar o dinheiro que teria sido usado para outra coisa, como melhorar uma parte da casa ou substituir um aparelho, por exemplo.

A poupança é um comportamento positivo e constrói-se pouco a pouco. Comece hoje para fortalecer o seu hábito até que se torne mesmo um hábito.

Como poupar dinheiro e reduzir despesas

O conceito de poupança não tem sentido sem um objetivo. O princípio fundamental da poupança é manter um registo das receitas e despesas pessoais. Acontece frequentemente que ao ter dinheiro na carteira, não se sabe em que é que o gastou. É como se o dinheiro desaparecesse e não importa quanto rendimento tenha, o dinheiro não é suficiente para cobrir todas as suas necessidades.

Ficou provado que, para ser eficiente com a poupança, é necessário definir objectivos e metas de poupança. Existem três questões que devemos colocar como premissas gerais para poupar:

  • Objetivo da poupança (Para quê?): saber qual é a causa da sua poupança mantém-no motivado para fazer o esforço envolvido, o que também o levará a ser consistente ao longo do tempo.
  • Montante da poupança (Quanto?): A fixação de um montante objectivo determinará quanto do seu rendimento será reservado em cada mês.
  • Prazo de poupança (Quando?): sabendo em que momento da sua vida precisa de ter o dinheiro poupado, definirá a linha temporal e um roteiro.

É também importante identificar todas as suas despesas, as que são importantes, as que são necessárias e as que são apenas por diversão. Embora não se possa livrar de todas as despesas, é possível cortar em algumas.

Dicas para poupar dinheiro no dia a dia sem que se dê por isso

Após responder às três perguntas acima e identificar quais são as nossas despesas, a próxima pergunta a responder é: como poupar dinheiro no dia a dia? Que despesas posso reduzir para começar? Por exemplo, embora os pagamentos de serviços públicos sejam indispensáveis, pode implementar algumas estratégias para poupar nas contas de electricidade ou água.

Se a nossa maior despesa for comida, procurar opções mais baratas, tais como prepararmos nós a comida ou comprar coisas a granel. Podemos também recorrer à compra de algumas coisas no mercado, em vez de irmos ao supermercado, dado que normalmente têm uma boa variedade e preços mais acessíveis.

Outra forma de reduzir os custos é fazer um exercício honesto de revisão dos serviços pelos quais estamos a pagar. Talvez estejamos a pagar em excesso por duas plataformas de streaming, ou estamos a pagar demasiado MB na Internet, ou até pode ter um plano de telemóvel que não precisa. Uma vez decidido quais os serviços que poderia dispensar, comece a cancelá-los e verá que lhe sobrará dinheiro para poupar!

As batatas fritas ou amendoins, ou chocolate que sente que merece são pequenas despesas que estão a roubar a sua capacidade de poupar para os seus objectivos. Embora possa não o sentir por serem compras mínimas, se olharmos para ele a longo prazo, apercebemo-nos de que essas despesas mínimas estão a absorver uma boa parte dos nossos rendimentos.

Uma regra que o ajudará muito é a regra das 24 horas, sendo a de que quando está com muita vontade de comprar um produto que nem sequer foi planeado, controla-se e espera 24 horas. Uma vez passado um dia inteiro, se ainda sentir que precisa, é aí que pode comprá-lo.

A poupança é um hábito que requer disciplina e força de vontade, por isso a primeira coisa a fazer é uma mudança radical na sua mentalidade onde a poupança será a sua prioridade. Assim, antes de começar a procurar ofertas nas redes sociais, pode usar ferramentas formais de poupança para o ajudar a começar a poupar algum do seu dinheiro.

Lembre-se que mesmo que ganhe pouco dinheiro, com estas recomendações pode começar a poupar dinheiro que será muito útil quando estiver a passar por uma emergência ou implementá-la para cumprir o objectivo que estabeleceu desde o início.

A questão é começar a gastar sabiamente e por pouco que poupe, tudo acaba por se somar no final!

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment