?> Conhece a lenda do Galo de Barcelos? - Família e Casa
Família e Casa
lenda-galo-barcelos-portugal
Home / Famílias inquietas / Conhece a lenda do Galo de Barcelos?

Conhece a lenda do Galo de Barcelos?

O galo de Barcelos é o símbolo de Portugal mais famoso em todo o mundo, reunindo as principais cores da bandeira portuguesa num souvenir com muito estilo e história.

banner-viagem-festas

Neste artigo, contamos a lenda do galo de Barcelos e explicamos o motivo de este se ter tornado no mais famoso símbolo de Portugal.

Se gosta de história e, sobretudo, das tradiçoes portuguesas e simbologias religiosas, não vai querer perder este artigo. Boa leitura!

História do galo de Barcelos

A história do galo de Barcelos está ligada ao caminho português de Santiago de Compostela e a um dos milhares de peregrinos que ainda hoje fazem este percurso.

Segundo a lenda, certo dia, ocorreu um crime em Barcelos que, segundo se suspeitava, seria de autoria de um galego que peregrinava em direção a Santiago para cumprir uma promessa, dado que era devoto de Santiago, São Paulo e Nossa Senhora.

Apesar de dizer repetidas vezes que era inocente, as autoridades resolveram prendê-lo e condená-lo à forca. No entanto, antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o iria condenar.

Sendo assim, o peregrino foi levado à residência do magistrado, que se banqueteava com amigos. Perante a incredulidade dos presentes, o condenado apontou para um galo assado que estava entre os pratos servidos no banquete e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”.

Apesar dos risos de escárnio, ninguém tocou no galo e, no ato do enforcamento, o improvável ocorreu: o galo assado ergueu-se da mesa e cantou. O milagre acontecera e o nó do estrangulamento estava frouxo, impedindo a sentença final.

Diante do milagre, o juiz ordenou a libertação do peregrino que, após alguns anos, retornou a Barcelos para erguer um monumento em homenagem a Santiago e à Virgem Maria.

Assim é contada a lenda do galo de Barcelos, mas, como qualquer história popular, há diversas versões com algumas modificações. No entanto, o significado do galo de Barcelos mantém-se o mesmo: o milagre em prol do peregrino de Santiago.

Porque é que o galo de Barcelos é um símbolo de Portugal?

Se há na história diversas lendas e milagres, porque é que terá sido o galo de Barcelos o escolhido para se tornar símbolo de Portugal?

Um dos maiores responsáveis por esse feito terá sido o ditador António Salazar que, apreciador das tradições e nacionalista, apostou no galo como representante do folclore português em feiras turísticas internacionais.

Além disso, para diversas religiões e mitologias, o galo aparece como uma figura emblemática. Para o cristianismo, por exemplo, o galo é símbolo da anunciação de Cristo. Por outro lado, para muitas mitologias pagãs o galo está associado à figura do sol: não é por acaso, ele canta ao nascer do sol.

Segundo a tradição, o primeiro galo de Barcelos de Portugal foi feito pelo artesão Domingos Côto, sendo imortalizado em figuras de madeira, louça e cerâmica. É possível encontrar este souvenir em diversas lojas dentro e fora do país.

No entanto, o primeiro desenho do galo de Barcelos pode ser encontrado no cruzeiro medieval da Lenda do Galo, com o galo sob Cristo crucificado e sobre a imagem do peregrino a ser enforcado. Este cruzeiro está localizado junto às ruínas do Paço dos Condes de Barcelos.

Agora que já conhece a lenda do galo de Barcelos e o seu significado, que tal organizar uma viagem para Barcelos e descobrir todas as suas belezas em família? Esta é uma das cidades mais emblemáticas do caminho português de Santiago e que vale mesmo a pena conhecer!

E para mais dicas de história e de programas em família, já sabe: continue a acompanhar o nosso blog!

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment