Índice de conteúdos
Quando um bebé tem febre, é normal que os pais desesperem e questionem quando é que devem ir ao hospital? Como vestir o meu bebé com febre? E o principal: como baixar a febre do bebé?
Naturalmente, cada caso é um caso, pelo que deve conhecer o quadro geral de saúde do seu bebé: se ele tem infeções, se tem outros problemas de saúde agravantes, se ainda é recém-nascido, entre outras possibilidades.
É claro que nestes casos convém ter um acompanhamento próximo de um pediatra ou outro especialista. No entanto, para a orientar de forma geral, neste artigo explicamos o que fazer com um bebé com febre com alguns simples passos. Boa leitura!
O que fazer quando um bebé tem febre?
Quando um bebé tem febre, em primeiro lugar deve manter-se calmo. Afinal, não é a primeira nem a última mãe ou pai a lidar com a febre de um bebé e certamente vai ser bem sucedido na gestão desta tarefa!
Há algumas dicas simples de como melhorar a febre do bebé, que apresentaremos mais abaixo neste artigo.
Todas estas dicas se baseiam em gestos simples para baixar a temperatura corporal do bebé, tais como vestir o bebé com febre com poucas roupas, medir a febre do bebé como se mede a febre de um adulto, entre outras ações.
Lembre-se de sempre considerar que a idade do bebé irá interferir na forma como melhora a sua febre. Afinal, os bebés mais novos podem precisar de cuidados especiais.
Quando ir para o hospital?
Muitas mães perguntam-se quando ir ao hospital se o bebé tiver febre.
Se tentar executar as ações que listamos abaixo sem sucesso por mais de 30 minutos, recomenda-se ligar ao pediatra para saber se deve medicar o bebé.
No entanto, há alguns casos em que se recomenda ir diretamente para o hospital para baixar a febre do bebé ou a uma urgência. Listamos estes casos abaixo:
- Se o bebê tiver menos de 3 meses de vida;
- Se a febre passar dos 38ºC e a temperatura chegar rapidamente a 39,5ºC;
- Se houver perda de apetite, com recusa do biberão;
- Se o bebé dormir muito e, quando acordar, mostrar sinais de irritação intensa e não habitual;
- Se surgirem manchas na pele;
- Se o bebé chorar muito ou, pelo contrário, ficar muito tempo parado, sem reações aparentes;
- Se o bebé tiver dificuldades de respirar, entre outros sinais.
Como melhorar uma febre de bebé muito elevada
Agora que já sabe quando ir para o hospital para curar a febre do bebé, explicamos como melhorar a febre do bebé em casa antes de recorrer ao hospital.
- Dar um banho morno no bebé, com temperatura de 36ºC;
- Colocar uma toalha de mão molhada em água fria sobre a testa, nuca, axilas ou virilha do bebé;
- Oferecer líquidos, como água ou leite materno;
- Retirar o excesso de roupas do bebé, para ajudar a baixar a temperatura corporal.
Se nenhuma destas ações resolver a febre do bebé, é preciso pedir ajuda a um profissional.
Não tenha medo de o fazer, pois isto demonstra que se preocupa com a saúde do seu bebé e que sabe reconhecer os próprios limites.
Agora que já sabe o que fazer com um bebé com febre, fique atenta aos primeiros sinais, mas lembre-se sempre de manter a calma.
E para mais dicas de saúde para a mãe e para o bebé, continue a acompanhar o nosso blog!
Add comment