Família e Casa
pegada digital positiva para os seus filhos
Home / Famílias / Conselhos para uma pegada digital positiva para os seus filhos

Conselhos para uma pegada digital positiva para os seus filhos

Um problema do mundo moderno e online são as chamadas pegadas digitais. Já conhece este termo e as suas implicações para crianças e adultos?

banner-bebe-criança

Neste artigo explicamos a definição de pegada digital e damos dicas para abordar este assunto com os pequenos aí de casa.

Boa leitura!

O que é uma pegada digital?

Se não sabe o que é pegada digital, nós explicamos!

A pegada digital é o rasto de informações que deixa todas as vezes que utiliza a internet. Isto é, ao fazer compras, ao ler uma notícia, ao fazer uma publicação nas redes sociais… Ou seja, de várias formas!

Nesse sentido, a definição de pegada digital tem mesmo relação com a pegada física que deixamos pelos locais onde passamos.

Através destas pegadas, é possível saber informações sobre uma pessoa e recolher alguns dos seus dados de forma silenciosa.

Portanto, mais importante do que aprender como apagar a pegada digital é ter atenção às pegadas que deixa na internet.

Navegação na Web e pegadas digitais

Mas de que formas é possível deixar uma pegada virtual? Tanto adultos como crianças podem fazê-lo através de vários canais!

Vamos listar alguns exemplos de plataformas e os procedimentos que podem gerar pegadas digitais.

  • Compras online
    • Realizar compras em e-commerce;
    • Subscrever as newsletters para obter cupões de desconto;
    • Fazer transações bancárias online.
  • Leitura de notícias
    • Aceitar que a página apresente Cookies ao abrir o site;
    • Subscrever uma fonte de notícias online;
    • Registar-se para receber newsletters de publicações;
    • Partilhar artigos e informações que leu.
  • Vídeos do Youtube
    • Criar um perfil para a criança;
    • Deixar gostos e comentários nos vídeos;
    • Carregar nos anúncios publicitários;Partilhar este conteúdo através da própria plataforma.

Estes são apenas exemplos de pegadas digitais que pode deixar durante a sua navegação na web.

É preciso estar atento aos padrões de consumo de conteúdos online, sobretudo aos das crianças, que não possuem um sentido de perigo apurado

Que privacidade é que temos realmente?

Infelizmente, a pegada digital é um empecilho à privacidade do utilizador da internet. Afinal, estas acumulam informações sobre as nossas atividades, preferências e interações.

Nesse sentido, a privacidade que temos está nas pegadas digitais que não deixamos. Por isso, é muito importante conhecer formas de evitar deixar estas pegadas, visto que podem ter um grande alcance.

Ao compreendermos o impacto das nossas atividades online, podemos ajudar as crianças e os adolescentes a protegerem os seus dados e tomarem decisões informadas.

Falar com o seu filho

Veja algumas dicas para falar com os seus filhos, colocando regras e limites ao educá-los, para que tenham mais cuidado com a pegada digital.

  • Consciencialize-os sobre a pegada digital: explique aos seus filhos o que é a pegada digital e como as atividades que fazemos no meio online podem deixar rastos duradouros.
    Configurações de privacidade: ensine-os a ajustar as configurações de privacidade nas redes sociais e outras plataformas online. Mostre como controlar quem pode ver as suas publicações, fotos e informações pessoais.
  • Fale sobre a importância das palavras-passe: incentive-os a criar palavras-passe fortes e únicas para as suas contas online. Explique a importância de não partilharem senhas com amigos e de as atualizarem periodicamente.
  • Phishing e Golpes: eduque-os sobre os perigos de phishing e dos golpes online. Ensine-os a reconhecer mensagens ou links suspeitos e a não partilharem informações pessoais sempre que possível.
  • Atualizações e segurança: explique a importância de manter os dispositivos e aplicações atualizados, pois estes muitas vezes possuem correções de segurança. Também mencione a necessidade de ter um software antivírus atualizado.
  • Dê o exemplo: faça também a sua parte e invista em conhecimentos de segurança digital. Por norma, os jovens imitam o comportamento dos pais, por isso demonstre cuidados com a sua própria pegada digital.

Ao abordar estas dicas de forma aberta e construtiva, verá como o tema da pegada digital será mais simples de lidar do que imagina.

E se gosta das nossas dicas, continue a acompanhar o nosso blog!

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment