Família e Casa
Dicas para dormir melhor
Home / Famílias / 5 dicas para dormir e lutar contra a insónia

5 dicas para dormir e lutar contra a insónia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população mundial tem algum tipo de dificuldade em dormir. Se sente que faz parte desta percentagem, as dicas para dormir que partilhamos abaixo podem ser úteis para si. 

banner-familia-inquieta

Afinal, apenas após uma boa noite de sono pode recuperar-se, repor as energias e regular o metabolismo para manter o seu corpo e mente saudáveis

Por outro lado, a falta de sono compromete a saúde, como ao aumentar o stress, o peso e a probabilidade de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.

Portanto, como o sono é essencial para a nossa saúde, propomo-nos a ajudá-lo a resolver este problema. Aprenda a evitar a insónia e a garantir noites de sono espetaculares!

Causas da insónia

A insónia, que é um dos distúrbios do sono, pode ser causada por diversos fatores, sendo os principais associados a transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Isto justifica o aumento da insónia entre a população nos últimos anos.

No entanto, há ainda outras causas da insónia, que devem ser investigadas por um médico em cada caso particular. Algumas delas são:

  • Predisposição genética;
  • Fatores precipitantes (como situações stressantes e medo);
  • Doenças neurológicas;
  • Nicotina;
  • Consumo de cafeína em excesso;
  • Dores de cabeça.

Como é que a insónia afeta a sua vida quotidiana?

Se apenas uma noite mal dormida já pode comprometer a nossa qualidade de vida, imagine passar por várias noites de insónia? 

Em termos do nosso dia a dia, a insónia afeta sobretudo o humor e a disposição de quem dormiu mal ou simplesmente não dormiu. 

Neste caso, a pessoa:

  • Sente-se irritada ao longo do dia; 
  • Não consegue concentrar-se nas tarefas;
  • Pode apresentar dores de cabeça constantes; 
  • Sofre de esquecimento recorrente; 
  • Sente-se cansada, stressada e fatigada; 
  • Tem fortes alterações de humor.

Com isto, é natural que a sua produtividade diminua e que a sua vida social seja fortemente comprometida. 

5 Dicas para dormir melhor

Quem sofre de insónia sabe como isto é incómodo e como são valiosas as dicas para dormir melhor! Isto não o isenta, no entanto, de procurar ajuda profissional caso o seu distúrbio de sono seja constante e intenso.

 1. Crie uma rotina para dormir e acordar

Esta é uma das principais dicas para dormir! Afinal, a rotina é uma boa forma de o seu corpo e a sua mente se habituarem àquele momento. 

Nesse caso, deite-se e levante-se sempre nos mesmos horários. Além disso, procure executar atividades relaxantes para desacelerar o seu organismo horas antes de dormir, como ler um livro ou beber um chá quente. 

2. Faça atividades físicas pela manhã ou pela tarde

Todos devem saber que as atividades físicas são excelentes aliadas da saúde. Inclusive, podem contribuir significativamente para a qualidade do sono, pois permitem que o seu corpo relaxe rapidamente.

No entanto, para quem sofre de insónia, o ideal é praticar exercício apenas pela manhã ou pela tarde. Isto porque as atividades no período noturno podem deixar o corpo mais agitado, o que atrapalha o sono.

3. Abandone o telemóvel horas antes de dormir

Esta pode ser uma das dicas para dormir mais difíceis de seguir. Afinal, hoje em dia todos estão intensamente conectados com os seus smartphones. 

No entanto, esta é uma prática indispensável, uma vez que os ecrãs estimulam o cérebro e atrapalham o sono. Por isso, mantenha-se longe do telemóvel algumas horas antes de dormir.  

4. Evite bebidas com cafeína pela noite

Bebidas à base de cafeína podem ser excelentes aliadas durante o dia. Porém, no período noturno, elas devem ser evitadas, pois a cafeína estimula o sistema nervoso.

Evite bebidas como café, energéticos e chá verde, por exemplo, até cinco horas antes de dormir. Fora deste período, elas estão liberadas!

5. Crie um ambiente propício para dormir

Uma última dica do que fazer para dormir é criar um ambiente propício para o sono. Tudo deve ser projetado para estimular o seu sono com muita qualidade.

Invista num quarto silencioso e escuro, numa cama confortável e na regulação das iluminações do despertador ou do televisor. Os eletrodomésticos em modo stand-by podem emitir luminosidade, o que nos desperta. 

Esperamos que estas dicas para dormir possam ajudá-lo a ter uma noite de sono de qualidade para que, no dia seguinte, o seu despertar seja renovado! 

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment