Família e Casa
Como reparar riscos em chão flutuante
Home / Lifestyle / Como reparar riscos em chão flutuante

Como reparar riscos em chão flutuante

Os pisos laminados, também conhecidos como pavimentos flutuantes, são uma escolha popular hoje em dia devido ao seu lado estético, durabilidade e facilidade de manutenção. O flutuante tem um período de vida útil muito longo, normalmente de 10 a 15 anos. No entanto, com o uso e o passar do tempo, pode acontecer que fiquem com riscos e danos que alteram a sua aparência. Contudo, há métodos muito eficazes para reparar os riscos no chão flutuante e restaurar esse aspeto original.

Este tipo de piso é muito económico e prático, é semelhante a um piso de madeira ou de pedra natural e tem um excelente isolamento acústico, além de ser muito fácil de limpar.
Neste artigo vamos descobrir de que forma é possível reparar os danos e fornecer conselhos interessantes para efetuar este tipo de reparação. O seu piso flutuante tem riscos? Aqui damos-lhe as melhores dicas para os reparar e melhorar o seu aspeto. Tome nota de todos os passos!

É possível reparar pisos flutuantes?

Os pavimentos flutuantes foram pensados para serem resistentes ao desgaste e oferecerem uma longa vida útil. No entanto, apesar da sua durabilidade, podem aparecer riscos e outros danos devido à utilização diária ou a acidentes inesperados. Porém, a boa notícia é que, muitas vezes, é possível reparar esses riscos e restaurar a aparência do piso flutuante.

Dicas para reparar pisos flutuantes

Para eliminar os riscos nos pisos flutuantes, é recomendável procurar o produto específico. Pode comprar online ou em lojas especializadas um removedor de riscos recomendado para pisos flutuantes e seguir as instruções do fabricante. Comece por limpar a área riscada com um pano macio ou um aspirador para remover a sujidade ou as partículas soltas que podem piorar o aspeto dos riscos. Para reparar pisos flutuantes, pode utilizar os seguintes métodos:

  • Lápis corretor: Se os riscos forem superficiais e pequenos, pode utilizar um lápis corretor da cor adequada para preencher cuidadosamente as marcas, seguindo a sua direção. Escolha um lápis corretor que corresponda ao tom do seu piso. Depois de aplicar a cera, passe suavemente um pano limpo para uniformizar a superfície.
  • Azeite: Se os riscos forem mais profundos, pode aplicar uma pequena quantidade de azeite num pano macio e esfregá-lo suavemente sobre o risco. O azeite pode ajudar a disfarçar e a reduzir a aparência dos riscos.
  • Vinagre e água: Outra opção consiste em misturar partes iguais de vinagre branco e água morna. Coloque um pano macio na solução e esfregue suavemente sobre os riscos. Tenha cuidado para não encharcar o piso flutuante com demasiada água, pois isso pode danificá-lo.
  • Substituição de tábuas danificadas: Quando os riscos ou danos são muito grandes para serem reparados por métodos superficiais, pode ser necessário substituir tábuas individuais do piso.
  • Uso de kits de reparação: Para pavimentos flutuantes, existem kits de reparação específicos que contêm materiais como cera, marcadores coloridos ou ferramentas de aplicação. São úteis para reparar riscos mais acentuados ou danos mais significativos. Para utilizar um kit de reparação, deve seguir os passos seguintes:
  1. Limpe a área para remover o pó.
  2. Escolha o material do kit que corresponde à cor do pavimento.
  3. Aplique o material selecionado no risco, tendo o cuidado de o preencher completamente.
  4. Para nivelar a superfície, utilize a ferramenta de aplicação incluída no kit.
  5. Quando estiver seco, deve polir suavemente a área reparada com um pano limpo para conseguir um acabamento uniforme.

Lembre-se de testar o método numa área pouco visível do pavimento antes de o aplicar numa área mais visível. Tenha cuidado para não utilizar produtos abrasivos que possam danificar a superfície do piso flutuante.

Os riscos neste tipo de pavimento não representam a perda da sua beleza. Ao aplicar técnicas de reparação adequadas, pode recuperar o seu aspeto original. Desde retocar com lápis de cera até substituir as tábuas danificadas, são várias as opções para lidar com riscos e danos nos pisos flutuantes. É sempre aconselhável seguir as instruções do fabricante e, se necessário, procurar a ajuda de profissionais na instalação e reparação deste tipo de pavimentos flutuantes. Basta um pouco de esforço e dedicação para que o seu piso volte a ter um aspeto bonito e brilhante. Esperamos que estas informações tenham sido úteis.

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment