Índice de conteúdos
O seu bebé acorda a chorar inconsolavelmente durante a noite? Durante os primeiros meses de vida de um bebé, os pais aprendem a conhecer os choros dos seus filhos e, com o tempo, identificam o que estão a tentar comunicar. No entanto, por vezes é necessária uma pequena ajuda para perceber o que se passa quando o seu bebé começa a chorar e não consegue acalmar-se.
Aqui estão as razões mais comuns e como acalmar o seu bebé de volta ao sono.
Razões pelas quais o bebé acorda a chorar
O sonho dos pais após a maternidade é que o seu bebé durma durante a noite, sorria alegremente quando acordado e só se agite um pouco quando tem fome. A realidade: um recém-nascido chora uma média de duas horas por dia, grande parte delas à noite, e o choro de um bebé é inevitável a maior parte do tempo.
O choro é a principal forma do seu bebé enviar-lhe uma mensagem. Os bebés choram à noite para assinalar que precisam da sua ajuda. O que é que ele está a tentar dizer-lhe quando acorda a chorar ou quando chora durante o sono?
- Suponho que estou com fome: A maioria dos recém-nascidos precisa de comer de poucas em poucas horas e ao longo do dia. Alguns mostram a sua fome com tal ansiedade que, quando começam a mamar, engolem ar com o seu leite. Esta é a causa de muito vómito, gás… e mais choro. Para evitar tais perturbações, é uma boa ideia prestar atenção aos sinais de fome do seu bebé o mais cedo possível.
- Preciso de arrotar. É importante lembrar que os recém-nascidos precisam de arrotar durante e após as refeições e mesmo nos intervalos.
- Mãe, vais ter que mudar a minha fralda: uma fralda molhada ou suja é suficiente para desencadear o choro num recém-nascido. Não se esqueça de o mudar sempre que sujar.
- Eu também não dormi bem, estou cansado: Um bebé cansado é um bebé inquieto e fácil de chorar. Um recém-nascido precisa de 16 horas de sono (ou mais) por dia.
- Preciso de ser enfaixado! Alguns bebés sentem-se mais seguros e confortados se forem bem embalados (mas não demasiado) com um cobertor ou manta (como fazem as mães latino-americanas e africanas). O facto de ser embalado com alguma pressão nas primeiras semanas de vida restabelece uma sensação de segurança.
- Apertadinho estou bem, mas… Quero mover-me! Para satisfazer o seu desejo de movimento, não há nada como levar o bebé para fora no carrinho de bebé ou na cadeirinha do carro. Uma pequena sessão de embalar ou um passeio pela casa também pode ajudar a acalmá-lo. Mesmo uma mudança de posição pode ser suficiente.
- Sinto-me só. Por vezes um bebé acalma-se simplesmente por ouvir a voz da mãe ou do pai. Uma massagem suave ou pequenas palmadinhas nas costas também pode ajudar.
- Estou quente (ou frio). Um bebé que esteja frio ou muito quente pode mostrar desconforto ao chorar. Monitorize a temperatura do seu bebé e adicione ou retire a roupa conforme necessário.
- Eu quero chupar. A sucção é um reflexo natural e prazeroso para os recém-nascidos. Pergunte ao seu pediatra se é aconselhável dar ao seu bebé uma chupeta e que tipo de chupeta é adequada.
- Preciso de calma. O ruído excessivo, o movimento e o estímulo visual podem provocar o choro de um bebé. Se o seu bebé estiver perturbado, leve-o para um lugar sossegado. Uma fonte de ruído branco (o som da máquina de lavar roupa, um ventilador ou uma gravação do som das ondas) também pode ajudar a acalmar o seu bebé.
- É a minha hora de chorar! Muitos bebés têm períodos previsíveis de choro todos os dias, quando há pouco que se possa fazer para os acalmar. À medida que as semanas forem passando, tornar-se-ão menos frequentes.
- Dói-me a barriga. Se a dieta de uma mãe lactante for rica em alimentos picantes ou flatulentos, o bebé pode sofrer as consequências. Demasiada cafeína também pode ser reflectida em confusão. Para ver se um alimento está a causar desconforto ao seu filho, evite-o durante alguns dias e observe a diferença. As cólicas de bebé também são comuns.
Como acalmar um bebé que chora muito
Tentámos tudo o que foi dito acima e o nosso bebé ainda está a chorar desesperadamente? Vamos tentar com mais algumas coisas!
- Tente segurar o seu bebé perto de si: A ligação com o seu bebé e o contacto físico comunica amor, afecto, atenção e ajuda o seu bebé a sentir-se seguro. Segurar o seu bebé pode ajudar a tranquilizá-lo. A utilização de um porta-bebés ou canguru pode ajudá-lo a segurar o seu bebé por períodos mais longos.
- Dar um banho quente ou uma massagem de bebé: Se o seu bebé gosta de estar na água, um banho quente pode acalmar um bebé irritadiço ou agitado à noite. Depois do banho, dar-lhe uma massagem suave num quarto pouco iluminado.
- Dê um passeio lá fora: por vezes, uma mudança de ambiente é apenas o que o seu bebé precisa para se acalmar. Dê um passeio lá fora e deixe o seu bebé olhar para uma nova paisagem ou ouça os pássaros a cantar.
Porque é que o bebé não pára de chorar? Causas e soluções
Já discutimos todas as causas e soluções possíveis, mas, seja paciente! Cada bebé tem as suas necessidades para ser consolado, e poderá ter de combinar algumas destas técnicas para conseguir que o seu bebé pare de chorar. Seja qual for o método utilizado, é importante ser consistente com a mesma acção calmante durante alguns minutos antes de tentar algo diferente.
Se alternar entre técnicas demasiado depressa, é menos provável que o seu bebé se acalme. Se experimentou um destes métodos durante algum tempo e o seu bebé continua a chorar ou fica pior, mude para outra das sugestões acima. Acalmar o seu recém-nascido requer tempo e paciência.
Haverá alturas em que nenhuma destas dicas irá funcionar e o seu bebé continuará a chorar. Desde que saiba que o seu bebé não está doente, não faz mal deitar o seu bebé em segurança no berço. Isto dar-lhe-á uma oportunidade de se acalmar e dar uma pausa ao seu bebé. Afaste-se, respire fundo ou chame um amigo ou familiar. Sentir-se sobrecarregado é normal e tirar alguns minutos para si próprio não faz mal.
Por vezes os bebés choram durante longos períodos sem razão e os episódios de choro tendem a ocorrer em fases. Se já experimentou tudo e verificou todas as coisas previsíveis, certifique-se de que o seu filho não está doente ou ferido.
Lembre-se, ter um bebé a chorar não vai durar para sempre! À medida que o seu bebé cresce, tornar-se-á mais fácil comunicar-lhe as suas necessidades.
Add comment