?> 8 dicas para poupar água em casa - Família e Casa
Família e Casa
poupar água em casa
Home / Economia Familiar / 8 dicas para poupar água em casa

8 dicas para poupar água em casa

Poupar água e preservar os recursos naturais tornou-se numa questão crucial para o nosso quotidiano. Principalmente porque diariamente vemos as consequências do aquecimento global e do nosso descuido com a natureza.

Sobretudo durante o verão, época em que há pouca chuva e enfrentamos um cenário de precariedade na disponibilidade deste recurso, é preciso poupar água.

De facto, existem várias formas de poupar água no nosso quotidiano através de práticas simples e conscientes que contribuem para o uso responsável deste recurso vital.

Neste guia, apresentamos oito dicas essenciais para o ajudar a poupar água no seu dia a dia. Desde a cozinha até ao jardim, estas sugestões visam não só reduzir o consumo, como promover uma mudança de mentalidade em relação à importância da água nas nossas vidas.

Vamos descobrir juntos algumas medidas para poupar água com pequenas ações que podem fazer uma grande diferença em prol da sustentabilidade do nosso planeta.

Boa leitura!

Banho consciente

Reduza o tempo no chuveiro e evite deixá-lo aberto enquanto espalha o sabão pelo corpo ou utiliza champô ou condicionador.

Sempre que possível, escolha chuveiros mais económicos ou instale um redutor, que o ajuda a poupar água sem comprometer a qualidade do banho.

Reparar fugas

Outra forma como podemos poupar água através de um consumo responsável é verificar periodicamente as torneiras e canos em busca de fugas.

Pequenos pingos podem levar a grandes desperdícios de água. Ao identificar uma fuga, contrate um profissional para arranjar este problema o mais rápido possível.

Autoclismo económico

Coloque uma garrafa cheia de água dentro do reservatório do autoclismo. Isto diminuirá a quantidade de água utilizada a cada descarga.
Além disso, para poupar água, pode também adquirir autoclismos com sistemas de dupla descarga, que permitem controlar a quantidade de água libertada.

Reaproveitar água

Ao lavar frutas, legumes ou roupas, recolha a água utilizada para mais tarde regar as plantas, limpar áreas externas ou encher o reservatório do autoclismo.

Além disso, se a torneira não deita água quente, pode recolher a água fria com a ajuda de um balde para que a possa reaproveitar noutro momento. De facto, o reaproveitamento é uma prática sustentável e eficaz para poupar água.

Máquina de lavar roupa eficiente

Sempre que possível, acumule uma quantidade maior de roupa antes de ligar a máquina de lavar.

Escolha programas de lavagem mais económicos e, se a sua máquina possuir a função “nível de água”, ajuste-a de acordo com a quantidade de roupas a serem lavadas.

Feche a torneira

Ao lavar os dentes, fazer a barba, lavar loiça, tomar banho, entre outras ações do dia a dia, evite deixar a torneira aberta durante todo o processo.

Use-a apenas durante o processo de limpeza, poupando, assim, uma quantidade significativa de água.

Rega consciente

Ao regar as plantas, prefira fazê-lo nos horários mais frescos do dia, como pela manhã ou à noite, evitando a evaporação excessiva.

Utilize um regador ou sistema de irrigação gota a gota, que são mais precisos e evitam o desperdício.

Captação de água da chuva

Instale sistemas de captação de água da chuva para reutilização em atividades que não exigem água potável, como lavar o carro. Assim pode poupar água e, ao mesmo tempo, manter os seus bens mais limpos.

Agora que já sabemos como podemos poupar água, temos de agir! Faça a sua parte para preservar este recurso valioso e contribua para a construção de um ambiente mais sustentável.

Lembre-se de que cada pequena ação conta e, juntos, podemos fazer a diferença na conservação da água no nosso planeta.

E se gosta de dicas de sustentabilidade, continue a acompanhar o nosso blog

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment