?> Dicas de poupança de energia em teletrabalho - Família e Casa
Família e Casa
poupar-energia-teletrabalho
Home / Economia Familiar / Dicas de poupança de energia em teletrabalho

Dicas de poupança de energia em teletrabalho

Como cada vez mais empresas têm adotado o trabalho remoto, a necessidade de encontrar formas de poupar energia no teletrabalho tornou-se urgente em todo o mundo.

Além de ser uma prática sustentável e boa para o ambiente, podemos também reduzir as faturas de eletricidade e estimular a nossa consciência ambiental através de pequenas mudanças no nosso quotidiano.

Neste texto, partilhamos algumas dicas úteis para poupar energia no teletrabalho. Apesar de simples e fáceis de serem implementadas, podem fazer uma grande diferença na sua economia doméstica.

Afinal, como já sabe, neste blog falamos de temas úteis para o dia a dia das famílias portuguesas. Boa leitura!

Como poupar energia no teletrabalho

Como dito anteriormente, o teletrabalho é uma prática que se tornou muito popular nos últimos anos, sobretudo no contexto da pandemia.

No entanto, para que os trabalhadores não sejam prejudicados com o aumento dos gastos com eletricidade, é preciso arranjar formas de teletrabalho eficientes do ponto de vista energético

Abaixo partilhamos algumas dicas práticas para conseguir esta poupança.

Desligue os equipamentos quando não estiverem em uso

Desligar o computador, o portátil, o router e outros dispositivos eletrónicos quando não estiver a utilizá-los é uma forma fácil de poupar energia no teletrabalho.

Certifique-se de que desligou os equipamentos completamente e de que não estão em modo de espera (standby), pois este ainda consome energia.

Escolha equipamentos com baixo consumo de energia

O mais aconselhável é comprar dispositivos com etiqueta de eficiência energética A. Apesar de serem mais caros, possibilitam uma poupança de energia considerável.

Ou seja, escolha monitores de LED, lâmpadas economizadoras, aquecedores eficientes, entre outros equipamentos considerados eficientes.

Verá como estas escolhas vão ajudar a reduzir o seu consumo de energia no teletrabalho a longo prazo.

Utilize o modo de poupança de energia

Muitos portáteis, computadores e outros dispositivos eletrónicos possuem modo de poupança de energia. Ative esta opção sempre que estiver a fazer uso moderado dos equipamentos.

Apague as luzes

Parece uma dica demasiado simples para poupar energia no teletrabalho, mas desligar as luzes sempre que puder e desfrutar da luz natural é um bom conselho para o nosso quotidiano doméstico, de um modo geral.

Outra boa dica é apostar nas lâmpadas LED, que consomem pouca energia.

Imprima com moderação

Evite imprimir documentos de trabalho sempre que possível. Se não puder evitar, utilize papel reciclado e faça impressões frente e verso para para fazer melhor uso do papel.

Tenha em atenção a tarifa de eletricidade contratada

As tarifas bi ou tri-horárias podem ser uma boa escolha se o seu consumo energético se concentra num determinado período do dia.

Também convém estar atento à sua potência contratada para que não exceda em muito as suas necessidades energéticas. Assim poderá poupar garantidamente nas faturas.

Como o teletrabalho ajuda a poupar energia

É possível poupar energia no teletrabalho de várias formas.

Em primeiro lugar, trabalhar em casa reduz o uso de carros e transportes públicos para o escritório. Consequentemente, libertamos menos gases poluentes para a atmosfera.

Além disso, as empresas podem poupar energia com o teletrabalho à medida que a passagem dos empregados pelos edifícios comerciais diminui consideravelmente. Nesse sentido, são reduzidos os gastos com eletricidade e climatização.

Outra forma de poupar energia com o teletrabalho é através da consciencialização dos empregados sobre a importância de adotar hábitos mais sustentáveis no quotidiano.

Dessa forma, é possível melhorar o custo de vida quotidiano das famílias, poupar nas faturas e, ao mesmo tempo, contribuir para um planeta mais limpo.

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment