Família e Casa
reduzir-custo-fatura-electricidade
Home / Economia Familiar / Como reduzir o custo da sua fatura de eletricidade

Como reduzir o custo da sua fatura de eletricidade

Não é novidade para ninguém que o consumo de energia elétrica é indispensável para as nossas vidas. No entanto, paralelamente a esta necessidade, vem o desejo de todos os consumidores de reduzirem o custo da fatura de eletricidade

Afinal, preços mais baixos contribuem para a sua poupança e planeamento financeiro! Isto sem falar que a redução do consumo de eletricidade ajuda na sobrevivência do planeta, sobretudo no âmbito das mudanças climáticas.

Mas como reduzir este custo? É necessário mudar de comercializadora ou apenas com práticas sustentáveis se obtém este feito? Acompanhe a leitura para descobrir!

Como baixar a sua fatura de eletricidade sem mudar de empresa?

O cálculo do consumo de energia em Portugal utiliza como referência a potência contratada, os gastos daquela instalação e, obviamente, o preço kWh, que varia entre as comercializadoras. 

Portanto, quando um consumidor tem como meta baixar a sua fatura de eletricidade, a primeira questão que vem à mente é mudar de comercializador, em busca de um que disponibilize preços mais baratos para o kWh.

No entanto, saiba que é possível adotar outras estratégias antes de pensar em mudar de comercializador, como reduzir a potência contratada.

Muitas pessoas contratam uma potência elétrica maior do que a que realmente precisam por receio de ficarem sem eletricidade. 

No entanto, depois de alguns meses, se perceber que o seu fornecimento de energia não é interrompido mesmo quando todos os equipamentos elétricos e luzes ficam ligados ao mesmo tempo, pode solicitar a redução da potência. Afinal, isto significa que as suas necessidades são inferiores à potência que contratou. 

Convém mencionar que a alteração de potência elétrica pode ser feita quantas vezes o consumidor julgar necessário, e sem qualquer custo.

Qual é o consumo de energia mais barato em Portugal?

Para encontrar uma resposta para esta pergunta, é preciso compreender que existem três tipos de tarifas em Portugal disponibilizadas aos consumidores tradicionais: a simples, a bi-horária e a tri-horária. 

  • Tarifa simples: o preço da energia é sempre o mesmo, independentemente do período do dia e horário em que a energia é consumida.
  • Tarifa bi-horária: o consumo de energia é dividido entre horas de vazio (período em que a energia possui um custo reduzido) e horas de fora vazio (demais períodos em que a energia tem um custo mais elevado).
  • Tarifa tri-horária: o consumo de energia é dividido entre horas de vazio (períodos em que o consumo de eletricidade é mais económico), horas de cheias (períodos em que o consumo de energia elétrica possui um custo intermediário) e horas de ponta (períodos em que o custo do consumo de eletricidade é mais elevado). 

Para quem possui um consumo de energia regular ao longo de todos os dias da semana, a tarifa simples pode ser mais económica.

Já as tarifas bi e tri-horária podem permitir um consumo de energia mais barato para os consumidores que consomem mais eletricidade em períodos atípicos, como entre as 22h e as 8h, pois são momentos em que o preço da eletricidade é menor. 

Portanto, a resposta para esta pergunta é muito relativa. Tudo depende da forma como cada consumidor utiliza a sua eletricidade. Logo, o ideal é considerar o perfil do seu consumo para contratar a tarifa ideal, que permita a redução dos gastos. 

Truques para reduzir o consumo de eletricidade

Apesar de a escolha da potência e da tarifa de eletricidade serem indispensáveis para reduzir o custo da sua fatura de eletricidade, saiba que existem algumas práticas bem simples que podem alcançar este feito. 

  1. Utilize eletrodomésticos com alta eficiência energética.
  2. Evite tomar banho durante os horários de pico.
  3. Pinte as paredes da casa com tons claros.
  4. Apague as luzes sempre que sair de um ambiente.
  5. Instale lâmpadas de LED.
  6. Retire da ficha os aparelhos que não estiverem em funcionamento.
  7. Mantenha a borracha de vedação do frigorífico em excelente estado.
  8. Deixe o fogão e o frigorífico a uma distância considerável.
  9. Limpe os filtros do ar-condicionado periodicamente.
  10. Quando viajar, desligue a chave geral da casa.

Siga todas estas dicas para reduzir consideravelmente o valor da sua fatura de eletricidade e para contribuir para a sustentabilidade do planeta!

E é claro: continue a acompanhar o nosso blog para ter acesso a outras dicas tão valiosas como estas!

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment