Família e Casa
criança-oculos
Home / Famílias / Como saber se o meu filho precisa de óculos

Como saber se o meu filho precisa de óculos

Os problemas de visão começam a desenvolver-se na infância, mas infelizmente as crianças nem sempre estão conscientes de que têm uma deficiência visual. Isto torna a deteção de um problema nos seus filhos ainda mais difícil, uma vez que eles não lhe vão pedir ajuda.

banner-familia-inquieta

A idade pré-escolar, dos 3 aos 6 anos, é onde as crianças aperfeiçoam as capacidades visuais que desenvolvem desde que abriram os olhos pela primeira vez.

O seu filho vê bem? Dizemos-lhe os sinais mais comuns para saber se o seu filho precisa de óculos para melhorar a sua visão. Não perca!

Como identificar que a criança precisa usar óculos


Uma das coisas mais preocupantes para os pais é saber que os seus filhos podem ter necessidades que não podem satisfazer, e embora por vezes não haja nada que possa ser feito, outras vezes isso depende de a criança oferecer certos sinais a ter em conta. Por exemplo, se estiver a pensar como saber se o seu filho precisa de óculos.

O facto é que as crianças, especialmente nos seus primeiros anos de vida, não fazem ideia das suas possíveis dificuldades de visão, e é difícil para elas fazerem qualquer comentário que nos dê uma pista de que devemos levá-las a uma visita ao oftalmologista e obter um diagnóstico preciso.

Por conseguinte, toda a responsabilidade recai sobre os pais de prestar atenção aos mais pequenos sinais diários que as crianças deixam para trás, para que a anomalia de visão seja detetada e tratada o mais rapidamente possível, para evitar que se desenvolva mais e de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Sinais de que o meu filho precisa de óculos

A incapacidade de detetar problemas de visão em crianças pode levar a um desenvolvimento incompleto das suas capacidades. Para evitar que isto aconteça, é importante detetar os sinais que nos podem alertar para possíveis problemas de visão nas crianças. Alguns destes sinais são:

Dores de cabeça e tonturas

Embora as causas de dores de cabeça e tonturas possam ser múltiplas, provas científicas demonstram que a tensão dos olhos produz este tipo de desconforto.

Ler ou ver televisão demasiado perto

Claro que se os problemas de visão do seu filho forem graves, é provável que se aperceba cedo quando ele se aproximar demasiado do telemóvel, livros, televisão, ou qualquer outro dispositivo analógico ou digital a partir do qual queira ler alguma coisa. A distância que mantém de tais artigos pode ser a chave para saber se o seu filho necessita de óculos. Pode mesmo afastar o seu filho lentamente do objeto até ver se ele ou ela lê à mesma distância que os pais.

Pestanejar excessivamente

O pestanejar excessivo junta-se à lista de detalhes para verificar nestas situações, e uma pessoa, neste caso uma criança, que pisca excessivamente, pode alertar para um problema ocular.

Movimentos desajeitados

Se parece que a criança perdeu subitamente as capacidades motoras finas. Tudo o que passa pelas suas mãos acaba no chão e é muito provável que isso se deva apenas à necessidade de usar óculos.

Inclinação da cabeça para o lado

Se inclina muito a cabeça quando lê ou escreve, isto pode ser por ter dificuldade em ler palavras com precisão, pelo que tem de olhar de outro ângulo para conseguir ler ou escrever.

Olhos muito lacrimejantes

Embora as alergias sazonais, bem como uma conduta lacrimal temporariamente bloqueada, causem uma irrigação constante dos olhos, os especialistas explicam que os olhos lacrimejantes podem ser um sinal claro de que uma criança tem um problema ocular urgente a resolver, tal como um objeto estranho no olho, fricção excessiva, fadiga ocular ou uma necessidade de óculos.

Esfrega frequentemente os olhos

Se o seu filho coça ou esfrega constantemente os olhos e sente uma sensação de ardor, pode ter problemas de visão.

Vermelhidão ocular

Se houver esforço envolvido, o fornecimento de sangue aos olhos aumenta. É por isso que os capilares no branco do olho (conjuntiva) estão cheios de sangue.

Se suspeitar que o seu filho precisa de óculos, é importante visitar um oftalmologista para um exame oftalmológico completo. Isto incluirá testes de acuidade visual para a distância e visão ao perto, para detetar quaisquer defeitos visuais.

Mesmo que o seu filho não exiba nenhum dos sinais acima mencionados, segundo os especialistas, deverá fazer o seu primeiro exame oftalmológico aos 6 meses e depois outro aos 3 anos. Também se recomenda um terceiro exame oftalmológico aos 5 ou 6 anos, imediatamente antes do início da escola.

A visão das crianças não amadurece totalmente até à adolescência, por isso, quanto mais cedo os problemas de visão das crianças começarem a ser tratados, melhores serão as hipóteses de os corrigir.

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment