Índice de conteúdos
Nas famílias que vivem em casas ou apartamentos pequenos, é comum que surja a questão de como dividir um quarto para dois filhos.
Neste artigo vamos deixar algumas ideias para dividir um quarto em dois, sem por isso comprometer o convívio entre os irmãos. Porque o mais importante é saber como partilhar o espaço e desenvolver uma convivência harmoniosa.
Boa leitura!
Vantagens de as crianças partilharem um quarto
Permitir que os irmãos partilhem um quarto tem muitas vantagens para o desenvolvimento pessoal das crianças.
Ao dividirem o quarto, os irmãos podem estimular a sua empatia, a tolerância com as diferenças e a resolução de conflitos. Com o devido encorajamento dos pais, os irmãos aprendem a negociar as suas vontades particulares para, juntos, construírem um espaço comum mais harmonioso.
Por outro lado, as crianças aprendem a ceder e a aceitar limites quando têm de chegar a consensos na convivência diária. No entanto, é possível que os irmãos partilhem um quarto sem deixarem de ter os seus espaços privados.
Se quer saber como dividir um quarto para dois filhos e, ao mesmo tempo, mantê-los unidos, continue a leitura.
As melhores ideias para dividir o quarto de irmãos
A seguir partilhamos ideias para dividir um quarto em dois que não se restringem ao isolamento total de dois ambientes. Porque, como já referimos, há muitas vantagens para as crianças no facto de partilharem um quarto.
Nesse sentido, vamos explicar como equipar um quarto para filhos com pequenas intervenções na decoração do ambiente.
Comece pela pintura
Se quer que cada lado da decoração do quarto reflita a personalidade do filho, pode começar pela pintura, Ou seja, pode pintar cada extremo das paredes do quarto de uma cor, ou utilizar papel de parede ou autocolante para ilustrar a parede que envolve a cama da criança.
Convém, no entanto, ouvir da criança o que ela deseja ver no seu espaço do quarto e respeitar, sempre que possível, as suas vontades. Não basta apenas saber como dividir um quarto para dois filhos, é preciso saber o que eles desejam, caso já consigam comunicar.
Usar camas e não beliche
Uma das ideias para dividir um quarto em dois sem utilizar paredes é separar as camas. Ou seja, esqueça os beliches e invista em camas de solteiro.
Isto porque um beliche faz com que ambas as crianças partilhem o mesmo espaço, sem qualquer distanciamento e privacidade. Além disso, o beliche por norma não tem a mesma firmeza do que a cama e provavelmente vai balançar com os movimentos das crianças.
Adquira duas camas para dividir simbolicamente um quarto em dois e evite deixá-las próximo das janelas. Assim irá evitar inseguranças e a perda de objetos.
Utilize móveis
Com armários, mesas e outro mobiliário pode criar um recurso simbólico para decorar um quarto para dois filhos.
A ideia é gerar um efeito psicológico de modo a que as crianças estabeleçam limites no uso do espaço, sem por isso deixarem de perceber que se trata de um ambiente comum.
Esta é uma das mais simples e baratas ideias para equipar o quarto para duas crianças.
Faça paredes em pladur
Acredita-se que a forma como se divide um quarto para dois filhos influenciará a forma como ambos lidam entre si.
Ou seja, se escolher opções como a construção de paredes poderá acabar por isolar as crianças.
Por outro lado, se quiser evitar problemas de coexistência, o melhor será utilizar elementos simbólicos, como os que apresentamos anteriormente.
Se quiser investir em paredes em pladur, escolha designs inovadores e paredes que não isolem os ambientes por completo. Verá como isso fará a diferença na convivência das crianças.
Agora que já tem ideias de como decorar um quarto para dois filhos, saiba que no nosso blog poderá encontrar mais artigos sobre relações familiares.
Afinal, mais importante do que ter ideias para dividir um quarto em dois é colocar em prática ações que estimulam a partilha.
Add comment