Índice de conteúdos
Em casa, o espaço de arrumação nunca é demais, mas é essencial que cada quarto ou divisão tenha o seu próprio lugar para guardar, organizar e ter à mão.
Precisa de inspiração para um closet no seu quarto? Aqui estão as melhores dicas e exemplos para criar espaços únicos em casa, escolha o seu preferido!
Vantagens de ter um closet dentro do quarto
Ter um closet é uma necessidade na nossa casa. Toda a gente, independentemente do género ou da idade, precisa de um espaço onde possa guardar os seus pertences, especialmente algo tão importante como a sua roupa. Além disso, sabemos que talvez tenha demorado horas a escolher aquele vestido bonito, ou que adora aquele casaco e não quer que as suas calças preferidas se rasguem ou estraguem. É por isso que precisamos de um closet.
A compra de um closet ou armário tem as suas vantagens, poupa tempo e dinheiro, mas raramente corresponde às dimensões do espaço que terá de lhe atribuir ou acaba por parecer um extra no meio do quarto.
Se ainda não está convencido da importância de manter o seu quarto arrumado, tome nota dos benefícios de deixar o caos para trás tendo um closet dentro do seu quarto:
- Organiza todo o espaço de forma funcional; saberá sempre quantas roupas tem e que tipo de roupa tem, pois o espaço do closet permite-lhe ter sempre à mão toda a sua roupa.
- Mesmo que seja pequeno, pode aproveitar muito mais o espaço interior do que com um simples roupeiro.
- O espaço é aproveitado da melhor forma e adaptado às necessidades de cada pessoa. Assim, cada pessoa pode ter o closet de que necessita, aquele que tem mais espaço para sapatos ou fatos, por exemplo, pode pedir mais sapateiras e calhas para pendurar, dependendo do número de peças de vestuário de um tipo ou de outro.
- Os cantos são mais acessíveis e as prateleiras podem ser montadas até ao teto, para poder guardar facilmente as suas caixas de mudanças sazonais.
O mais importante é que, ao optar por um design à medida, obtém um closet totalmente personalizado ao seu gosto. Desta forma, tanto em termos de cor como de estética, o guarda-roupa será o ideal para o gosto de cada um.
Ideias para um closet dentro do quarto de casal
Um closet, para além de ser a peça de mobiliário mais funcional da casa, pois permite organizar cada uma das suas roupas e protegê-las do pó, confere um certo estilo ao design de interiores e ajuda a poupar espaço e a manter a ordem.
Escolher o closet certo para si e para o seu estilo de vida é uma das decisões-chave quando se trata de mobiliário. Por esta razão, nunca se deve comprar um roupeiro do nada, mas sim refletir cuidadosamente sobre esta decisão e pesar os prós e os contras de cada tipo ou modelo de closet.
Com portas deslizantes
São aqueles cujas portas deslizam horizontalmente. São uma opção ideal quando se gosta de uma estética minimalista e se pretende poupar espaço, uma vez que não terá de se preocupar com a abertura das portas com dobradiças.
Este tipo de closet é essencial para os quartos pequenos onde o espaço é limitado, uma vez que as portas de correr não necessitam de espaço extra para a abertura das portas.
Com portas de batente
Ao contrário da anterior, as portas abrem-se para o exterior. Uma das suas principais vantagens é que, sendo um sistema de dobradiças simples, são fáceis de manter e reparar. Além disso, são muitas vezes mais baratas do que os móveis com portas de correr. Ao mesmo tempo, oferecem uma melhor visão do interior do roupeiro, facilitando a escolha e a seleção das suas roupas.
Em termos estéticos, caracterizam-se atualmente pelos seus excelentes designs e acabamentos de qualidade. Também é possível encontrá-los com uma, duas e até seis ou oito portas.
Walk in closet
É, sem dúvida, o sonho de qualquer um. É praticamente um quarto num quarto, dedicado única e exclusivamente a guardar as nossas roupas de forma ordenada, com o qual se pode ver rapidamente todas as roupas para o dia ou para a noite, tendo todo o guarda-roupa sob controlo.
Com este tipo de closet no quarto de casal, obtêm-se espaços bem proporcionados em relação às divisões imediatamente relacionadas, como a zona de dormir, criando o volume certo dentro do closet, sem ter de subtrair demasiado espaço à cama ou a outras áreas funcionalmente essenciais, como as casas de banho ou os corredores adjacentes.
Existem complementos e acessórios que o vão ajudar a organizar o seu closet, tais como gavetas, prateleiras, caixas, tubos de suspensão, porta-botas e sapateiras. Os materiais, as dimensões e os revestimentos são também fatores determinantes na escolha de um closet.
Se já tiver estes pormenores definidos, pode comprar um closet ou criar um à medida, seja no quarto, no escritório ou em qualquer outra divisão onde pretenda guardar ou armazenar coisas. Não é complicado, basta planear bem.
Add comment