Índice de conteúdos
A pegada de carbono é o volume de gases com efeito de estufa que nós, seres humanos, geramos nas nossas atividades diárias. Como podemos compensá-la?
À medida que estudamos o impacto ambiental das nossas atividades industriais, compreendemos que a pegada de carbono que deixamos na Terra é muito maior do que o planeta pode sustentar.
Mas sabe o que é a pegada de carbono? Trata-se de um conceito científico que existe há algumas décadas e que todos devemos conhecer se pretendemos saber a medida dos novos hábitos amigos do ambiente que devemos adotar.
Neste artigo explicamos o que é a pegada de carbono e apresentamos medidas simples para aprender a compensar a sua pegada de carbono. Boa leitura!
O que é a pegada de carbono?
A definição de pegada de carbono é basicamente um rastro dos gases com efeito de estufa que as atividades humanas deixam na atmosfera.
A pegada de carbono permite-nos medir as emissões diretas e indiretas de compostos nocivos para a camada de ozono, como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), os hidrofluorocarbonetos (HFCs), os perfluorados (PFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).
Como vários estudos já o provaram, a concentração destes gases na atmosfera é a principal responsável pelo agravamento do efeito de estufa e do aquecimento global.
As consequências desta interferência humana direta sobre um fenómeno natural da Terra são catastróficas para toda a natureza. Destacamos as seguintes:
- Derretimento das calotas polares: que ameaça a existência de certos ecossistemas e a sobrevivência de espécies que vivem nas regiões mais frias do planeta;
- Aumento do nível do mar: e a consequente invasão de alguns continentes pelas águas dos oceanos, que provocará ondas migratórias a longo prazo;
- Problemas respiratórios generalizados: em virtude do aumento do calor e das substâncias nocivas que temos de respirar diariamente;
- Escassez de água: que já acontece em determinadas regiões, devido ao desequilíbrio de diversos ecossistemas.
Agora que já sabe o que é a pegada de carbono e a sua utilidade para medir a nossa contribuição para o agravamento do efeito de estufa, é hora de analisar como reduzir a pegada de carbono.
Uma vez que cada um possui uma pegada individual maior ou menor, é sempre possível compensar a nossa pegada de carbono ou mesmo diminui-la com pequenos gestos quotidianos.
Como reduzir a sua pegada de carbono com ações simples
Há ambientalistas que, na tentativa de reduzir a sua pegada de carbono, apelam para ações drásticas como viajar apenas de barco, não comprar roupas novas e adotar uma dieta restrita.
Não pretendemos estimular mudanças drásticas, mas incentivar aquelas pequenas ações que o poderão ajudar a diminuir ou compensar a sua pegada de carbono.
Veja como reduzir a pegada de carbono com estas dicas simples:
- Consuma preferencialmente produtos locais ou sazonais, tais como frutas e legumes biológicos.
- Faça compras mais conscientes, evitando as grandes redes de lojas e supermercados e, sempre que possível, dando preferência aos pequenos empreendimentos locais (economia circular).
- Contrate uma comercializadora de eletricidade verde, que apenas forneça energia obtida de fontes amigas do ambiente.
- Faça a reciclagem do lixo doméstico.
- Reutilize os recipientes das comidas.
- Evite o desperdício alimentar.
A propósito, sabia que é possível estimar a sua pegada de carbono individual? Há diversos sites que o ajudam a calculá-la através de questionários rápidos.
Mais do que compensar a nossa pegada de carbono, é preciso mudar hábitos de forma a diminuí-la tanto quanto possível. Pela nossa geração e pelas futuras!
Agora que já sabe o que é a pegada de carbono e já aprendeu a reduzir a sua pegada de carbono com pequenas mudanças quotidianas, é hora de colocar as aprendizagens em prática!
E já sabe: para mais dicas de sustentabilidade, continue a acompanhar o nosso blog!
Add comment