Índice de conteúdos
Investir em plantas para purificar o ar pode ser uma excelente forma de deixar a sua casa mais confortável e saudável para a família.
Muitas plantas fazem este trabalho que poderia ser realizado por purificadores de ar, mas de forma natural.
Mas atenção: as plantas não substituem os equipamentos de purificação do ar, e devem ser utilizadas de forma complementar.
Até mesmo porque, além de purificarem o ar, as plantas trazem a natureza para dentro de casa, deixando este espaço mais agradável e bonito!
Neste artigo, partilhamos dicas de 5 plantas para purificar o ar em casa que não deve deixar de adquirir.
Como é que as plantas purificam o ar?
Sabe como purificar o ar caseiro? Como atuam as plantas para purificar o ar? Antes de apresentarmos as melhores plantas, convém explicarmos como ocorre a purificação do ar.
Um estudo da Nasa de 1989 descobriu que as plantas em áreas fechadas removem o formaldeído e outros compostos orgânicos voláteis (VOCs) do ar.
Nesse sentido, as folhas das plantas absorvem dióxido de carbono e outros poluentes, que são usados em vários processos internos da planta ou que são decompostos pela mesma.
Por outro lado, existe uma comunidade de microrganismos no solo ou composto que absorve ainda mais poluentes do que as plantas para purificar o ar. .
Sendo assim, convém adicionarmos tantas plantas para purificar o ar quanto quisermos e pudermos, a fim de garantir um ar tão puro quanto possível.
A seguir, apresentamos 5 sugestões de plantas de interior para purificar o ar nas quais deve investir.
As 5 melhores plantas para purificar o ar em casa
Aloe Vera
Esta é uma das plantas para purificar o ar mais conhecidas!
Em primeiro lugar, porque a Aloe Vera serve para reduzir rugas, entre outros benefícios cosméticos, como a hidratação do cabelo.
De facto, esta planta que purifica o ar interior também é muito eficaz na destruição do formaldeído no ar dos nossos interiores.
A Aloe Vera requer boa exposição à luz natural, precisa de ter a sua terra devidamente drenada e deve secar entre as diferentes regas.
Espada de São Jorge
Também conhecida como Sansevieria, esta é uma das plantas para purificar o ar mais resistentes, removendo toxinas como o formaldeído e o benzeno.
A Espada de São Jorge é uma planta que purifica o ar interior e, ao mesmo tempo, não requer manutenção constante.
Também é uma das plantas purificadoras mais importantes do Feng Shui, pois conta com propriedades protetoras.
Feto Azul
Cientificamente chamada de “Phlebodium”, o Feto Azul é uma planta para purificar o ar altamente recomendável.
É conhecida por absorver formaldeídos e benzenos, elementos que são nocivos para a nossa saúde, e por gostar muito de vapor de água e de ambientes húmidos.
Além disso, pelo facto de não apreciar sol direto e por gostar de temperaturas acima dos 10 graus, o Feto Azul é ideal para as casas de banho.
Jibóia
Esta é uma das plantas que purificam o ar interior mais práticas de ter em casa.
Requer pouca manutenção, pelo que basta manter o seu substrato húmido, drenado e com matéria orgânica.
Portanto, esta é a planta que dá sempre as boas-vindas aos restos de alimentos como cascas, sementes e substratos orgânicos.
A jibóia pode crescer em condições de pouca luz e, em vasos maiores ou no solo, pode até crescer como trepadeira.
Clorófito
Esta planta para purificar o ar suporta tanto o sol direto como a luz média, e absorve bastante monóxido de carbono, também muito libertado pelas lareiras.
Esta espécie não gosta de muita água, pelo que pode passar dias sem a regar. Também deve garantir uma boa drenagem constantemente.
Quais destas plantas para purificar o ar já possui em casa? Não se esqueça: para mais artigos sobre cuidados com a casa, continue a acompanhar o nosso blog!
Add comment