?> Renovação da cozinha: as ideias mais económicas - Família e Casa
Família e Casa
renovaçao-cozinha
Home / Lifestyle / Renovação da cozinha: as ideias mais económicas

Renovação da cozinha: as ideias mais económicas

Encontrar ideias para a renovação da cozinha é uma das maiores dificuldades entre os donos e as donas de casa. Afinal, apesar de o tema “renovação de cozinha” ser necessário para modificar o estilo da cozinha e torná-la mais funcional, pode ser desafiante fazer isto sem investir muito dinheiro.  

A boa notícia é que trouxemos algumas ideias económicas para renovar a sua cozinha sem gastar muito tempo ou dinheiro e sem investir em grandes obras de remodelação. 

Quer saber como? Continue a leitura!

Como renovar cozinhas velhas sem gastar muito dinheiro?


Se a sua casa já é antiga, aqui vão algumas dicas para renovar cozinhas velhas de forma económica e decorá-lo você mesmo:

Pinte as paredes com tinta lousa

Uma renovação de cozinha antiga deve começar pelas paredes, que estão intrinsecamente relacionadas à estrutura deste ambiente. 

O primeiro passo é saber que, nas construções modernas, os azulejos são pouco utilizados. Isto é ótimo, pois pintar as paredes pode ser bem mais barato do que instalar azulejos. 

Portanto, uma boa alternativa é utilizar a tinta lousa: um recurso moderno, que garante um toque vintage à decoração, e que é prática. Pode, por exemplo, anotar nesta parede a sua lista de compras. 

Renove os eletrodomésticos

Espere: não estamos a falar em comprar novos eletrodomésticos! Se os seus equipamentos atuais estiverem em bom estado, pode simplesmente mudar o seu aspeto. Mas como?  

Uma boa opção de renovação da cozinha económica é utilizar autocolantes em equipamentos como o frigorífico. Além de esconder alguns defeitos e avarias, poderá transformar a atmosfera da sua cozinha!

Instale prateleiras

Para além de serem económicas, as prateleiras podem garantir resultados incríveis na renovação de cozinha. Isto porque podem ser muito funcionais ao suprir a ausência de um armário, por exemplo, e ainda aportam um estilo moderno ao espaço.

Produza uma horta de temperos

Esta é uma das ideias mais económicas e, ainda, sustentáveis. Sim, para criar uma horta de temperos na sua cozinha não vai precisar de um grande investimento e verá como o seu ambiente ficará mais verde e belo.

Isto sem falar que poderá ter temperos frescos à mão sempre que quiser preparar alimentos saborosos!  

Como renovar armários de cozinha sem trabalho de construção?

Se quiser renovar os armários da cozinha, preparamos alguns conselhos e dicas especialmente para si. E o melhor: não vai ter grandes trabalhos a fazer!  

Antes de começar a pensar na renovação da cozinha, certifique-se de que os armários estão em bom estado. Se estiverem, não os terá de trocar, apenas remodelá-los com estratégias tão simples como:

  • Pintura
  • Aplicação de autocolantes
  • Troca das pegas

Relativamente à pintura, se a sua cozinha for escura, poderá utilizar tintas mais claras no armário. Já se a tonalidade do ambiente for clara, invista em cores diferenciadas. 

As dicas anteriores valem também para a aplicação de autocolantes, é claro.

Há ainda mais outra forma de renovar os armários da cozinha: caso as portas estejam muito avariadas, é possível simplesmente retirá-las. Assim, o armário tornar-se-á numa prateleira e deixará o ambiente mais desobstruído. 

Quanto pode custar a renovação de toda a cozinha?

Se afinal quer saber “Quanto custa renovar a cozinha e o preço”, saiba que a resposta para esta pergunta é muito relativa. 

Afinal, tudo dependerá de como ocorrerá a renovação da cozinha. Pintar paredes, comprar prateleiras, trocar eletrodomésticos… tudo isto poderá ser muito mais caro do que simplesmente retirar as portas dos armários ou criar uma horta de temperos. 

No entanto, para se ter uma noção de valores, uma pintura, que é um dos investimentos mais altos, pode custar entre 600 e 700 euros. Já se a renovação da cozinha incluir a troca do piso e de alguns eletrodomésticos, o valor poderá ultrapassar os 4.000 euros. 

Por outro lado, se as mudanças que fizer forem simples, poderá gastar menos de 100 euros.

Esperamos que este conteúdo o possa ajudar a tornar a sua cozinha ainda mais especial para a sua família! Continue a acompanhar o nosso blog e descubra outras dicas para transformar a sua casa!

Ana Silva

Ana Silva é uma escritora multifacetada, especializada em escrever sobre maternidade, saúde, beleza e decoração. Ela tem paixão por ajudar novas mães a navegar pelas alegrias e desafios da maternidade. Além disso, também é designer de interiores profissional e o seu amor pelo design reflete-se na sua escrita sobre decoração de casa e projetos de bricolage.

Add comment