Índice de conteúdos
Portugal dispõe de um sistema público de saúde reconhecido internacionalmente por prestar cuidados de saúde de qualidade. No entanto, os limites de cobertura, a saturação de alguns hospitais públicos e os tempos de espera para aceder aos cuidados, fazem com que muitos utentes recorram ao setor privado da saúde.
Em resposta às limitações do sistema público de saúde, os seguros de saúde privados têm conquistado popularidade em Portugal. Estes seguros constituem uma alternativa para quem deseja evitar as longas filas de espera e aceder a cuidados médicos mais rápidos e personalizados.
Confira o nosso ranking dos 5 melhores seguros de saúde para 2023. Saiba que fatores considerar ao escolher o plano ideal para si e para a sua família.
Tipo de planos de seguro de saúde
Em Portugal, o seguro de saúde privado complementa o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e é uma opção para quem pretende cuidados médicos mais rápidos ou mais especializados. Os seguros de saúde privados cobrem normalmente uma vasta gama de serviços médicos, como consultas médicas, exames de diagnóstico, hospitalização e cirurgia.
Normalmente, temos pouco tempo para escolher o melhor plano de seguro de saúde, mas a pressa e a escolha da cobertura errada podem sair caro. A primeira coisa a ter em conta é que existem diferentes tipos de seguros de saúde, que podem variar consoante a seguradora que escolher. No entanto, existem três planos que podemos chamar “básicos”:
- Individual: Tal como o nome indica, oferece cobertura para uma única pessoa, sem possibilidade de acrescentar ninguém.
- Familiar: Este plano inclui também o seu grupo familiar, considerados como pessoas a cargo da pessoa segurada que subscreveu o seguro.
- Empresarial: O seguro de saúde para empresas é um seguro de saúde coletivo que garante aos trabalhadores de uma determinada empresa (e, por vezes, também às suas famílias) cuidados médicos eficazes, rápidos e personalizados.
Seleção dos melhores planos de seguro de saúde
Existem diferentes seguradoras de saúde privada em Portugal. Estas empresas oferecem diferentes planos de seguro de saúde com diferentes níveis de cobertura e preços. Cada seguradora tem a sua própria rede de hospitais e clínicas parceiras onde os segurados podem receber cuidados médicos.
O seguro de saúde que melhor se adapta às suas necessidades dependerá sempre do seu perfil, no entanto, a maioria das seguradoras oferece a possibilidade de adaptar uma apólice de seguro tendo em conta as coberturas que considera mais relevantes.
Algumas das opções que não devem faltar no seu seguro de saúde são:
Seguro de saúde ambulatório
São considerados ambulatórios todos os serviços médicos que não requerem hospitalização, como consultas, análises clínicas, urgências, pequenas cirurgias, assistência pré e pós-natal, entre outras. Estes planos não cobrem qualquer procedimento hospitalar que precise de internamento mais longo do que 12 horas.
Seguro de saúde hospitalar
Como o nome sugere, é aquele destinado a procedimentos realizados em ambiente hospitalar por um período superior a 24 horas. Este seguro inclui a cobertura de todas as despesas associadas à hospitalização, desde os materiais e medicamentos até ao transporte em ambulância, se necessário.
Seguro de saúde hospitalar com obstetrícia
Ao plano hospitalar anterior, é acrescentada a cobertura de consultas, exames e procedimentos pré-natais, parto — quer seja natural ou por cesariana — pós-parto e cuidados ao recém-nascido nos primeiros 30 dias após o parto. Como o nome sugere, o plano de saúde com obstetrícia destina-se a mulheres que estejam em fase reprodutiva ou pretendam engravidar em breve.
Seguro de saúde com estomatologia
Este tipo de seguro inclui tudo o que está relacionado com a saúde dentária, como intervenções cirúrgicas, limpeza dentária, exames de diagnóstico, aparelhos dentários e implantes. Tal como acontece com todos os seguros de saúde, antes de os subscrever, é aconselhável certificar-se de que cobrem as suas necessidades dentárias reais.
Seguro de saúde com cobertura internacional em caso de doença grave
Este seguro destina-se a pessoas com doenças graves que pretendam ser tratadas no estrangeiro. Ao escolher esta cobertura vão ser pagas as despesas de assistência hospitalar, como internamento, intervenção cirúrgica, exames e tratamentos, próteses cirúrgicas e medicamentos para o cancro, transplante de medula óssea, neurocirurgia, bypass coronário, angioplastia, entre outras doenças consideradas graves. É importante saber que, geralmente, a cobertura terá um limite para as despesas de viagem e alojamento do segurado e do seu acompanhante no estrangeiro.
A principal vantagem do seguro de saúde privado em Portugal é o acesso rápido aos cuidados médicos, sem listas de espera. Os segurados podem agendar consultas e procedimentos de forma mais eficiente, o que é especialmente valioso em casos de doenças graves e também de emergências que requerem atenção imediata.
Devem ser tidos em conta fatores como os custos e o orçamento pessoal, as condições de saúde e os requisitos específicos, bem como as expectativas de tempo e qualidade dos cuidados, por isso, é importante que:
- Compare propostas;
- Escolha a cobertura certa, revendo sempre limite de idade, exclusões, prémios, franquias e prazos;
- Consulte os estabelecimentos aderentes;
- Escolha a modalidade de acesso aos serviços clínicos;
- Defina bem os limites no capital a receber;
- Compare os copagamentos;
- Conheça os períodos de carência.
O melhor Seguro de Saúde é aquele que lhe garante os cuidados que precisa, por essa razão, antes de contratar é importante avaliar quais são as suas necessidades, gastos e preferências, comparando ofertas e fazendo simulações em várias companhias.
Add comment