Índice de conteúdos
Quer mudar a iluminação de casa e investir em lâmpadas led para tornar o seu espaço mais sustentável?
É preciso considerar algumas características das luzes led antes de fazer este investimento, que pode ter um custo alto para si.
Neste artigo, apresentamos 5 coisas em que deve pensar antes de comprar lâmpadas led para o seu lar.
Afinal, queremos que faça uma escolha consciente dos benefícios e custos envolvidos. Boa leitura!
Lúmens, não Watts
Sabe a diferença entre Lúmens e Watts? Se considera comprar novas lâmpadas led, é bom analisar estas duas unidades de medida e o que representam para o desempenho das luzes led.
O Lúmen (Lm) é a unidade de medida que define a capacidade de iluminação de uma lâmpada no ambiente. Isto é, quanto maior a quantidade de lúmens, mais luz terá o ambiente.
Já o Watt (W) mede a potência de um equipamento eletrónico. Este valor é obtido ao multiplicar a tensão (em volts) pela corrente (em amperes).
Dito isto, convém explicar que as lâmpadas led produzem 85 lúmens para cada watt consumido. Já as incandescentes produzem apenas 14 lúmens, ou seja, 5x menos do que uma lâmpada de led.
Como pode ver, sem dúvida, as lâmpadas led são mais económicas a nível da iluminação que produzem!
Certifique-se de que escolhe a cor correta do LED
Tão importante quanto a poupança que gera uma lâmpada led é escolher corretamente a cor da luz de led que pretende adquirir.
Existem diversos tipos de leds, a nível de cores, formatos e propostas de utilização. Apresentamos a seguir que cores de lâmpadas led deve escolher para cada objetivo:
- Branco quente: a tonalidade ligeiramente amarela é ideal para ambientes relaxantes;
- Branco frio: a tonalidade quase azulada, de cor clara e vibrante, é mais recomendada para ambientes de trabalho, como escritório e cozinha.
Lembre-se de que a unidade de medida Kelvin (K) determina a temperatura da cor das lâmpadas led e das restantes lâmpadas, de um modo geral.
A informação sobre Kelvins deve ser indicada na embalagem das luzes de led. Nesse sentido, quanto mais Kelvins, mais branca ou mais azulada é a cor.
Pagará mais por uma lâmpada LED (mas poupará a longo prazo)
Como vimos anteriormente, as lâmpadas led produzem mais lúmens do que as tradicionais incandescentes. Nesse sentido, permitem uma maior poupança nas faturas de eletricidade.
No entanto, convém reforçar que o seu custo é maior do que o das lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Portanto, faça os cálculos quando estiver na loja pronto para comprar novas lâmpadas.
Cuidado com os LEDs não reguláveis
As lâmpadas led podem não ser reguláveis e, portanto, nem sempre é possível controlar a intensidade da iluminação das mesmas.
Se tiver um ponto de luz regulável, será melhor investir em lâmpadas igualmente reguláveis para desfrutar ao máximo desta funcionalidade da casa.
As luzes led reguláveis possuem esta indicação na embalagem. Portanto, caso não esteja indicado, poderá assumir que não são reguláveis.
Nem todos os aparelhos de iluminação devem usar LEDs
Como sabe que as lâmpadas led têm custos maiores do que as fluorescentes, analise se faz sentido ter apenas estas lâmpadas em casa.
Por vezes, compensa mais poupar na compra de lâmpadas para objetos ou espaços pouco utilizados ou que precisam de menos iluminação.
Considere fatores como eficiência energética, custo, temperatura de cor, controlo de iluminação e estética ao tomar decisões sobre a iluminação para um determinado espaço ou projeto.
Agora que já sabe o que deve analisar antes de adquirir novas lâmpadas led, continue a acompanhar o nosso blog para mais dicas de economia doméstica!
Add comment