?> Como transformar a minha casa numa casa inteligente
Família e Casa
casa inteligente
Home / Lifestyle / Como posso ter uma casa inteligente: guia básico

Como posso ter uma casa inteligente: guia básico

Já há muito tempo que uma casa inteligente não é vista como algo do futuro, mas como um recurso possível e até mesmo acessível no presente.

Isto porque há cada vez mais ferramentas para tornar a sua casa inteligente. Os exemplos são muitos: lâmpadas inteligentes, assistentes de voz e muito mais.

Quer saber mais sobre como tornar a sua casa mais moderna? Neste artigo vamos falar sobre domótica e apresentar sugestões para uma casa inteligente com o Google e outros recursos.

Como tornar uma casa inteligente

No setor imobiliário, a procura por casas inteligentes em Portugal tem crescido à medida que as famílias compreendem a importância da domótica para facilitar o seu dia a dia.

Mas sabe o que é exatamente uma casa inteligente? É uma casa cujos equipamentos são conectados entre si e controlados remotamente por smartphone, tablet e outros dispositivos.

Nesse sentido, para tornar a sua casa inteligente, um dos primeiros passos é investir em eletrodomésticos inteligentes que podem ser controlados via smartphone e tablet.

Imagine poder ajustar a temperatura da casa, baixar os estores ou ligar o seu robot de limpeza antes mesmo de chegar a casa. Estes recursos são possíveis graças à evolução da domótica, que explicaremos a seguir.

O que é a domótica

O termo “domótica” resulta da junção do termo em latim “domus” (casa) e “robótica” (controlo automatizado). Ou seja, a domótica refere-se à robótica doméstica.

Assim, o objetivo da domótica é permitir a integração de diversos equipamentos elétricos que controlam e automatizam, local ou remotamente, algumas funções necessárias para garantir conforto e funcionalidade à casa.

Portanto, a domótica permite que a casa inteligente beneficie de mais modernidade, praticidade, poupança energética, conforto e segurança.

Além disso, muitos que investem em tornar as suas casas inteligentes em Portugal fazem-no para valorizar o seu investimento, quer como construtor, quer como proprietário.

Também quer tornar a sua casa inteligente? Veja estas sugestões de dispositivos inteligentes que vão valorizar o seu espaço e garantir mais conforto para a sua família.

Dispositivos para tornar a minha casa inteligente

Luzes inteligentes

Estes dispositivos tornam a sua casa inteligente, tanto com interruptores digitais, como com lâmpadas via WiFi e aplicação.

Programe os horários para ligar e desligar as luzes da sua casa através do smartphone ou tablet, e poupe nas faturas de eletricidade.

Pode comprar luzes inteligentes em grandes lojas de eletrodomésticos e equipamentos para a casa.

Termostato

O termostato é um dispositivo muito utilizado em casas inteligentes, pois ajusta a temperatura das casas de acordo com a preferência dos moradores.

Desta forma, é possível subir ou baixar a temperatura do ar condicionado até mesmo quando está fora do seu ambiente, via telemóvel ou tablet.

Tomadas inteligentes

Um dispositivo que não pode faltar na sua ou na minha casa inteligente? As tomadas inteligentes, que ajudam a estabelecer limites para o consumo de energia.

Defina um horário de funcionamento para equipamentos como o aquecedor da casa, e evite que desperdicem energia por horas.

Controlo dos estores

Quer ter a certeza que não se vai atrasar para o trabalho ao dormir demasiado? Pode agendar os horários de abertura e de fecho dos estores elétricos pela aplicação.

Beneficie de agendamentos, controlo por voz e outras funcionalidades para utilizar os estores como desejar.

Assistentes de voz inteligentes

Com a ajuda do Google, uma casa inteligente torna-se não só possível, como altamente funcional e acessível a todos os bolsos.

De facto, um assistente de voz é um software que pode perceber as nossas perguntas e obedecer os nossos comandos, mesmo quando ditos numa linguagem natural.

Assistentes como a Alexa e o Google Home podem também realizar tarefas quando solicitadas, como reproduzir uma música no Spotify, ligar as luzes, fechar os estores, ligar o robot de limpeza, etc.

É ou não é incrível poder contar com todo o conforto e tecnologia de uma casa inteligente? E estes recursos estão mais acessíveis do que pode imaginar.

Se gosta das nossas dicas de como tornar a sua e a minha casa inteligente, continue a acompanhar este blog para mais dicas!

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment