Família e Casa
dispositivo inteligente
Home / Lifestyle / Dispositivos inteligentes: 10 truques para modernizar a sua casa

Dispositivos inteligentes: 10 truques para modernizar a sua casa

No mundo cada vez mais conectado em que vivemos, os dispositivos inteligentes são cada vez mais parte essencial da nossa vida quotidiana.

Estes dispositivos digitais não só tornam as tarefas domésticas mais convenientes, como transformam as nossas casas em ambientes modernos e eficientes. 

Mas sabe o que são dispositivos inteligentes? Também chamados de dispositivos IOT, são equipamentos que podem, estando ligados à internet, realizar tarefas automatizadas, controladas remotamente ou com base em machine learning.

Os diferentes tipos de dispositivos inteligentes, como os disjuntores inteligentes, ajudam a melhorar a eficiência e a conveniência em muitos aspetos da vida quotidiana.

A seguir vamos apresentar 10 truques e dicas de dispositivos inteligentes para modernizar a sua casa!

Alexa para desligar as luzes

A Alexa é um dos dispositivos inteligentes mais populares da atualidade. Trata-se de uma assistente virtual que possui diversas funções, que incluem entreter, informar e falar com as pessoas.

No dia a dia, pode pedir a este dispositivo para lhe fazer várias coisas, inclusive apagar as luzes, se tiver interruptores inteligentes integrados com a Alexa. É ou não é uma excelente ideia?

Automatize com IFTTT

Sabe o que é o IFTTT? Trata-se de uma plataforma chamada “If This, Then That” (Se Isto, Então Aquilo) para criar regras de automação que conectam dispositivos e serviços diferentes.

Assim, pode permitir que ações específicas ocorram automaticamente em sua casa quando algumas condições acontecerem.

Exemplo: pode programar as luzes da casa para ligarem automaticamente ao anoitecer ou receber uma notificação no seu smartphone quando alguém entrar em sua casa.

Encha a cama com um cobertor elétrico acolhedor e quente

Já imaginou ligar o seu cobertor elétrico ao wifi de casa e poder deitar-se numa cama já aquecida? Com este dispositivo é possível!

diversas opções de cobertores inteligentes com comando à distância, e são facilmente encontrados na internet.

Luzes inteligentes

Com interruptores digitais, investir em luzes inteligentes é ainda mais fácil. Há lâmpadas que funcionam via wifi e aplicação, mas o seu funcionamento pode não ser tão eficiente quanto o das lâmpadas ligadas a interruptores inteligentes.

Com a iluminação inteligente, pode programar o horário exato em que pretende que as luzes estejam acesas, o que possibilita controlar o consumo de energia e, consequentemente, as faturas de eletricidade.

Termóstato

O termóstato inteligente é um dispositivo que torna a temperatura da casa mais agradável e pode ser ajustado remotamente.

Assim, pode regular a temperatura até mesmo quando está fora do ambiente, via telemóvel ou tablet. É a melhor forma de poupar energia com aquecimento ou com o arrefecimento da casa!

Tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes ajudam a estabelecer limites para o consumo de energia, definindo um horário de funcionamento.

Dessa forma, pode evitar que os aparelhos conectados às tomadas fiquem a desperdiçar energia durante horas.

Controlo de estores

Com os interruptores digitais e uma aplicação, pode controlar remotamente os horários de abertura dos estores.

Este dispositivo inteligente é de grande ajuda no dia a dia, quando temos preguiça de nos levantarmos para abrir os estores ou desfrutamos da escuridão do quarto por mais tempo do que devíamos.

Conte com um temporizador para programar a hora de abertura e fecho dos estores, e beneficie ainda do controlo por voz, podendo controlar dezenas de estores de uma vez.

Eletrodomésticos inteligentes

Estes eletrodomésticos são considerados dispositivos inteligentes porque estão conectados à internet e podem ser controlados remotamente através de dispositivos como smartphones, tablets ou assistentes de voz.

São projetados para oferecer maior comodidade, eficiência energética e automação nas tarefas domésticas. Entre os eletrodomésticos inteligentes mais comuns podemos citar: frigoríficos, fornos, máquinas de lavar, cafeteiras, entre outros.

Fechaduras inteligentes

Estas fechaduras podem ser controladas remotamente e permitem-lhe saber quem entrou ou saiu de casa.

Além disso, estes dispositivos inteligentes eliminam a necessidade de transpotar chaves físicas e correr o risco de as perder.

Sensores de movimento

Estes sensores podem ser usados ​​para acender as luzes quando entra numa sala e apagá-las ao sair.

Também podem enviar alertas ao detetarem movimentos numa área restrita, o que é ideal para reforçar a segurança da sua casa.

António Rodrigues

António Rodrigues é um escritor e economista versátil, apaixonado por tecnologia e viagens. Tem amplo conhecimento sobre economia e as formas pelas quais esta cruza-se com a tecnologia. António é também um grande viajante e já escreveu sobre as suas experiências explorando diferentes culturas e países.

Add comment